Esporte

Abalada pelo "caso De Gea", Espanha estreia contra República Tcheca na Euro

12/06/2016 15h17

Toulouse, 12 jun (EFE).- Com uma imagem renovada, mas tentando promover o mesmo futebol que encantou o mundo nos últimos anos, a Espanha estreia nesta segunda-feira diante da República Tcheca na Eurocopa, em busca do tricampeonato seguido do torneio, porém abalada pelo recente escândalo sexual envolvendo David de Gea.

Depois da decepção na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, onde também defendia o título e acabou eliminada na primeira fase, a 'Fúria' chega ao torneio continental com as esperanças renovadas e o objetivo de voltar às conquistas na última competição sob o comando de Vicente del Bosque, que deixará o cargo de técnico após a Euro.

A renovação pedida pela Real Federação Espanhola de Futebol a Del Bosque após o fracasso do Mundial de 2014 está estampada nos convocados. São 13 caras novas em relação ao título da Eurocopa, em 2012, e dez em relação à última Copa do Mundo.

Del Bosque deixou de lado grandes nomes do futebol do país, como Fernando Torres e o brasileiro naturalizado Diego Costa, para levar à França os jogadores que considera em melhor forma. Outro que foi convocado, mas daria vaga a David de Gea era o veterano Iker Casillas, até a "bomba" do envolvimento do goleiro do Manchester United ter caído na concentração espanhola.

O técnico tinha decidido dar o último passo da "transição doce", como chamou a saída do ex-goleiro do Real Madrid do time titular, mas o incidente levou Del Bosque a voltar atrás. Dessa forma, Casillas pode se tornar no primeiro jogador da história a disputar cinco Eurocopas e quebrar uma série de recordes no torneio.

O resto da equipe também está praticamente definido. Del Bosque terá uma defesa mais do que experiente, com Juanfran, Gerard Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba, e Sergio Busquets na proteção ao setor. Completam o meio-campo Cesc Fàbregas e Andrés Iniesta, que terão a missão de criar oportunidades para o trio formado por David Silva, Nolito e Álvaro Morata no ataque.

Por outro lado, a República Tcheca inicia sua caminhada na Eurocopa buscando recuperar o passado, quando obteve bons resultados no torneio graças a uma geração da qual restam poucos representantes ainda sem pendurar as chuteiras.

Pavel Nedved, expoente máximo desse grupo, e Karel Poborsky levaram os tchecos à semifinais da Eurocopa de 2004, mas acabaram sendo surpreendidos pela Grécia, que venceu o torneio posteriormente.

Daquela geração, três jogadores sobrevivem: o goleiro Petr Cech, e os meais Jaroslav Plasil e Tomas Rosicky. Os veteranos também são um símbolo na República Tcheca, mas, no entanto, o país não conseguiu estabelecer uma transição para voltar aos bons tempos.

Do trio de veteranos, Cech e Rosicky têm suas vagas garantidas entre os titulares, apesar de o meia ter vivido uma temporada muito complicada no Arsenal. Só disputou uma partida oficial, na Copa Da Inglaterra, por causa de uma lesão no joelho. Nesse mesmo jogo, em janeiro, dia de sua volta, voltou a sentir um problema.

Recuperado, Rosicky enfrenta a Espanha com vontade de mostrar que ainda pode brilhar em um grande torneio com a seleção, que pode ser a última oportunidade de sua carreira. É o mesmo caso de Plasil, destaque do Bordeaux, mas que não tem titularidade garantida, e deve disputar vaga no meio-campo com Vladimir Darida e David Pavelka.

Além disso, o técnico Pavel Vrba terá que definir um substituto para o zagueiro Marek Suchy, suspenso. Lutarão pelo posto Roman Hubnik e Michael Kadlec, que parece ser o preferido do treinador.



Prováveis escalações:.

Espanha: Casillas (De Gea); Juanfran, Piqué, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Fàbregas e Iniesta; Silva, Nolito e Morata. Técnico: Vicente del Bosque.

República Tcheca: Cech; Kaderabek, Sivok, Kadlec, Limbersky; Darida, Plasil (Pavelka); Dockal, Rosicky; Krejci e Necid. Técnico: Pavel Vrba.

Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia), auxiliado pelos compatriotas Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz.

Estádio Muncipal, em Toulouse (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo