Esporte

Colômbia perde com reservas para Costa Rica e deixa EUA na ponta do grupo A

12/06/2016 00h16

Houston (EUA), 12 jun (EFE).- Classificada, a Colômbia entrou com reservas para o duelo deste sábado com a eliminada Costa Rica e acabou derrotada por 3 a 2 no NRG Stadium, em Houston, o que custou a primeira colocação do grupo A da Copa América, que ficou com os Estados Unidos, anfitriões do torneio.

Os 'Ticos', mesmo sem chances de ir às quartas, lutaram pela vitória desde o apito inicial, e saíram na frente logo aos 2 minutos do primeiro tempo, com gol do meia-atacante Johan Venegas. O lateral-esquerdo 'cafetero' Frank Fabra marcou duas vezes, a favor da seleção que defende, aos 7, e contra, aos 35.

Na etapa complementar, já com James Rodríguez em campo, após o craque do Real Madrid substituir Sebastián Pérez, os costarriquenhos ampliaram aos 13 minutos, com o meia Celso Borges. Pouco depois, aos 27, o jovem atacante Marlos Moreno fez o segundo da Colômbia, mas a reação parou por aí.

O resultado fez com que o líder até a segunda rodada acabasse a disputa do grupo A na segunda colocação, com seis pontos e saldo positivo de dois gols. Os Estados Unidos, que mais cedo venceram o Paraguai por 1 a 0, ficaram na ponta, com a mesma pontuação, mas com diferença entre gols marcados e sofridos de três.

Dessa forma, se o Brasil vencer amanhã a seleção peruana, em Foxborough, reencontrará os 'Cafeteros', adversários na última edição da Copa América, e também nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014. O jogo aconteceria nesta sexta-feira, em East Rutherford.

Hoje, com a classificação assegurada, o técnico da Colômbia, José Pekerman, entrou em campo com 11 reservas e jogadores como David Ospina, Juan Cuadrado, James Rodríguez, Carlos Bacca, entre outros, no banco. A atração na escalação foi Marlos Moreno, de apenas 19 anos, destaque da Taça Libertadores com o Nacional de Medellín.

A Costa Rica, por sua vez, de acordo com o que os próprios atletas disseram em diversas oportunidades, jogaria "pela honra". O meia-atacante Joel Campbell e o centroavante Marcos Ureña, devido ao desempenho ruim nas duas primeiras partidas, foram barrados pelo técnico Óscar Duarte, que optou por Randall Azofeifa e Johan Venegas, respectivamente.

Logo aos 2 minutos, os 'Ticos' deixaram claro que não entrariam em campo apenas para cumprir tabela. Venegas recebeu na intermediária, disparou e, após girar para cima do marcador, acertou belo chute com a perna direita, no ângulo do goleiro Zapata.

Os colombianos, apesar do desentrosamento do time reserva, buscaram a igualdade logo aos 7 minutos. Fabra dominou, enfileirou a zaga e tocou para Martínez, que trombou com a zaga adversária. A sobra de bola ficou com o próprio lateral-esquerdo, que emendou de primeira para marcar.

Os costarriquenhos seguiram mostrando muito atrevimento e tiveram duas boas oportunidades, sempre com Venegas. Aos 14, o meia-atacante recebeu belo passe de Bolaños e fuzilou, de fora da área, parando em defesa de Zapata, que espalmou no susto.

Aos 27, Martínez teve ótima chance de desempatar o placar, ao receber na área, se livrar da marcação e tocar na saída do goleiro. A bola acabou tocando no corpo do Pemberton, que fechou bem o ângulo do atacante adversário.

Os dois autores de gol apareceram juntos aos 35, no segundo gol da Costa Rica. Venegas fez jogadaça, com direito a bola entre as pernas de Aguilar e cruzou da esquerda. Fabra, que fechava a marcação no segundo pau, não conseguiu cortar e acabou fazendo contra.

Em desvantagem, a Colômbia veio com duas mudanças, incluindo a entrada de James Rodríguez, no lugar de Pérez. Além disso, Cardona substituiu Dayro Moreno. Já nos 'Ticos', Oviedo veio para o jogo na vaga de Salvatierra, para aumentar ainda mais a ofensividade.

A estratégia do técnico Óscar Ramírez deu mais certo, e aos 13 minutos, após ótima jogada pela direita, em que Oviedo recbeu e cruzou na medida, Borges apareceu no meio da área para bater e estufar as redes, ampliando o marcador.

Aos 20, Pekerman foi para o tudo ou nada em busca da primeira colocação da chave, colocando Cuadrado no lugar do zagueiro Aguilar. Só seis minutos depois, um dos titulares que entraram apareceu com destaque, no entanto, quando James Rodríguez tentou finalizar de fora da área, parando na defesa de Pemberton.

No lance seguinte, os experientes brilharam para um novato marcar pela primeira vez com a seleção. Cuadrado fez bela jogada pela direita, após receber belo passe de Cardona, e ajeitou na medida para Marlos Moreno encher o pé, e descontar para os colombianos.

Venegas, que vinha apagado na segunda etapa, teve grande oportunidade de voltar a balançar as redes. Após cruzamento na medida de Oviedo, o meia-atacante testou à direita do gol defendido por Zapata.

Aos 38, James Rodríguez tentou resolver sozinho, dominando bola na intermediária, passando por cima dos marcados e enchendo o pé na hora de finalizar. Pemberton caiu seguro e conseguiu fazer a defesa. Na base do abafa, os colombianos ainda tentaram nos instantes finais, mas esbarraram na garra costarriquenha.



Ficha técnica:.

Colômbia: Zapata; Medina, Mina, Aguilar (Cuadrado) e Fabra; Celis, Sánchez e Pérez (Rodríguez); Dayro Moreno (Cardona), Martínez e Marlos Moreno. Técnico: José Pekerman.

Costa Rica: Pemberton; Salvatierra (Oviedo), Waston, Acosta, Calvo e Matarrita; Azofeifa, Borges (Tejeda), Ruiz (Campbell) e Bolaños; Venegas. Técnico: Óscar Ramírez.

Árbitro: José Argote (Venezuela), auxiliado pelos compatriotas Luis Sanchez e Luis Murrilo.

Gols: Fabra e Marlos Moreno (Colômbia); Venegas, Fabra (contra) e Borges (Costa Rica).

Cartões amarelos: Martínez (Colômbia); Azofeifa, Pemberton, Waston e Campbell (Costa Rica).

Estádio: NRG Stadium, em Houston (Estados Unidos).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo