Topo

Equador goleia Haiti, se classifica e faz jogo do Brasil virar "final"

12/06/2016 21h35

East Rutherford, 12 jun (EFE).- O Equador fez o dever de casa neste domingo', ao bater o Haiti por 4 a 0, e se classificou para as quartas de final da Copa América, transformando a partida entre as seleções brasileira e peruana, que acontece em seguida, em duelo direito pela segunda vaga.

Os comandados pelo técnico Gustavo Quinteros entraram em campo precisando de vitória por dois gols de diferença. Enner Valencia, aos 10, e Jaime Ayoví, nove minutos depois, balançaram as redes no primeiro tempo. Na etapa complementar, Christian Noboa, aos 11, e Antonio Valencia, aos 33, completaram o marcador.

Nos instantes finais, o Equador até tentou ampliar para cima do frágil rival, que se despede sem marcar ponto. Se marcasse mais três vezes, a seleção sul-americana até poderia sonhar com a liderança da chave, mas esbarrou na falta de pontaria, especialmente, de Enner Valencia.

O resultado positivo e a vaga vieram para os equatorianos, apesar do desfalque de Miler Bolaños, do Grêmio, que se lesionou no empate com os peruanos em 2 a 2. O zagueiro Frickson Erazo e o meia Juan Cazares, ambos do Atlético Mineiro, atuaram hoje, o primeiro começando entre os titulares e o segundo entrando na etapa final.

Com o resultado, o Equador chegou aos cinco pontos, um a mais que Brasil e Peru, que jogarão em Foxborough. Se houver vencedor na partida de fundo, o derrotado estará eliminado. Em caso de empate, que faria as três seleções ficarem com a mesma pontuação, a 'Blanqirroja' estaria eliminada pelo pior saldo de gols.

Apesar de terem pulado para a liderança provisória do grupo, os equatorianos serão ultrapassados na sequência da terceira rodada, com isso, já sabem que terminarão a fase de grupos na segunda colocação, o que determina um confronto com os Estados Unidos, anfitriões da Copa América.

O jogo, que definirá o primeiro semifinalista, acontecerá nesta quinta-feira, em Seattle. Já a seleção que avançar do duelo entre brasileiros e peruanos pegará na próxima etapa a Colômbia, na sexta-feira, em East Rutherford.