Esporte

Valls pede "não confundir" ameaça jihadista com segurança da Eurocopa

14/06/2016 09h29

Paris, 14 jun (EFE).- O primeiro-ministro da França, Manuel Valls, pediu nesta terça-feira para que as pessoas "não confundam" a ameaça que o terrorismo jihadista representa, materializada no assassinato ontem à noite de dois policiais, com a segurança montada para os torcedores e cidadãos na Eurocopa.

"Não vamos confundir tudo", disse aos jornalistas, após ser perguntado se o duplo assassinato aumentaria a segurança no campeonato.

Valls destacou que a França está realizando "uma festa" com a Eurocopa e que "a vida, a cultura e o esporte são necessários", mas lembrou que, ao mesmo tempo, todos devem "ter em mente que a ameaça está presente".

Sobre isso, ele disse que já foram tomadas medidas, como o anúncio de expulsões de torcedores radicais por parte do Ministério do Interior, e insistiu que a segurança nas partidas e nas fan zones com relação a "estes torcedores alcoolizados, estes 'hooligans'" é uma prioridade para as autoridades.

"Mas hoje é tempo de compaixão e de luto por este casal de policiais, por suas famílias e seus colegas", afirmou Valls, antes de prestar homenagem ao trabalho das forças de segurança francesas, que em muitas ocasiões veem seus nomes e endereços circulando pelas redes sociais.

O homem que na madrugada de ontem assassinou um casal de policiais em sua casa em Magnanville, na região de Paris, é um francês de 25 anos morador de em uma cidade próxima, Mantes-la-Jolie, que tinha sido condenado em 2013 por pertencer a uma rede de recrutamento jihadistas e cumprido sua pena.

"São indivíduos nascidos na França, conhecidos por nossos serviços, frequentemente por fatos criminosos", disse Valls, que acusou o autor do duplo assassinato de "responder a essa ordem do Estado Islâmico de atacar os franceses".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo