Esporte

Rivais habituais no rúgbi, Inglaterra e Gales fazem duelo histórico na Euro

15/06/2016 11h21

Lens, 15 jun (EFE).- Nos últimos anos os confrontos esportivos entre Inglaterra e País de Gales com maior repercussão aconteceram no rúgbi, mas nesta quinta-feira, às 10h (horário de Brasília), as seleções farão duelo histórico no estádio Bollaert-Delelis, em Lens, pela segunda rodada do grupo B da Eurocopa.

No "irmão" do futebol, ingleses e galeses duelaram em setembro do ano passado, pela fase de grupos da Copa do Mundo. Em pleno Estádio Twickenham, em Londres, os visitantes levaram a melhor por 28 a 25. O troco veio no ano seguinte, no torneio Six Nations, em partida disputada no mesmo local, com os anfitriões levando a melhor por 25 a 21.

Se o equilíbrio existe no rúgbi, em que 129 confrontos, houve 60 vitórias da Inglaterra e 57 de Gales, com 12 empates, no futebol a história é bem diferente. Ao todo foram 101 partidas, com o 'English Team levando a melhor 66 vezes e perdendo só 14, enquanto 21 placares ficaram igualados.

A partida em Lens, em que o vencedor ficará muito próximo da classificação para as oitavas de final, será o primeiro jogo entre as seleções dos dois países em Eurocopa ou Copa do Mundo. Boa parte dos encontros aconteceu em um extra-oficial Campeonato Britânico de Seleções, realizado entre 1883 e 1984.

Aliás, a última edição da competição, disputada entre galeses, ingleses, escoceses e norte-irlandeses, teve a última vitória dos modestos "Dragões", por 1 a 0, com gol do ídolo nacional Mark Hughes, no estádio Racecourse Ground, em Wrexham.

Para repetir o resultado e quebrar jejum de 32 anos, a seleção conta agora com alguns nomes de peso, especialmente o meia Aaron Ramsey e o meia-atacante Gareth Bale. A nova geração já mostrou serviço nessa Euro, com vitória na estreia sobre a Eslováquia por 2 a 1.

Para o esperado confronto da segunda rodada, o técnico Chris Coleman não anunciou mudanças, mas o atacante Hal Robson-Kanu, que marcou o gol da vitória na estreia, poderá ganhar a vaga de um dos meias que começaram a partida com os eslovacos.

A Inglaterra, por sua vez, buscará se recuperar, após empatar com a Rússia em 1 a 1, tendo sofrido gol nos acréscimos da etapa complementar. A falta de pontaria acabou sendo o principal defeito da equipe comandada por Roy Hodgson na partida inicial.

Apesar do tropeço, o treinador não deverá fazer alterações no 11 inicial, apesar dos apelos pela entrada de Jamie Vardy ou Marcus Rashford, ou no lugar de um dos meias ou na vaga de Harry Kane, que decepcionou contra os russo.

A partida, além dos ingredientes esportivos, também chama a atenção pelo aparato de segurança montado, já que as autoridades francesas apontaram o confronto entre ingleses e galeses como um dos de maior risco na fase de grupos.

A preocupação é com possíveis brigas nos arredores do estádio Bollaert-Delelis, em Lens. Além disso, há alerta por eventual passagem de torcedores russos pela cidade, já que a seleção do país jogou na vizinha Lille nesta quarta-feira.



Prováveis escalações:

Inglaterra: Hart; Walker, Cahill, Smalling e Rose; Dier, Lallana e Alli; Sterling, Rooney e Kane. Técnico: Roy Hodgson.

País de Gales: Ward; Gunter, Chester, Ashley Williams, Davies e Taylor; Allen, Ramsey, Jonathan Williams (Robson-Kanu) e Edwards; Bale. Técnico: Chris Coleman.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp.

Estádio: Bollaert-Delelis, em Lens (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo