Esporte

Após eliminar Brasil, Peru quer repetir "zebra" nas quartas contra a Colômbia

16/06/2016 14h38

Nova Jersey (EUA.), 16 jun (EFE).- Depois de eliminar o Brasil, o Peru quer repetir a "zebra" nesta sexta-feira contra a Colômbia, candidata ao título, e avançar às semifinais da Copa América.

Os colombianos chegaram ao torneio como candidatos ao título, sobretudo devido à qualidade do elenco, que conta com jogadores como James Rodríguez, Juan Guillermo Cuadrado e Carlos Bacca, e por isso chegam pressionados para vencer a partida. Os peruanos, por sua vez, prometem equilibrar o duelo com a forte defesa, que parou o ataque do Brasil e surpreendeu na primeira fase.

Estarão frente a frente duas escolas de futebol opostas: a Colômbia do controle da bola e do jogo ofensivo proposto por José Pekerman, e a estratégia, a intensidade no meio-campo e o contra-ataque em velocidade de Ricardo Gareca, ex-Palmeiras.

Com essa receita, uma equipe em plena renovação e um atacante perigoso como Paolo Guerrero, do Flamengo, o Peru se transformou em uma das surpresas do torneio, ao terminar a primeira fase na liderança do Grupo B com um empate e duas vitórias, entre elas a que eliminou o Brasil do torneio, por 1 a 0, no último domingo.

Além disso, o time comandado por Gareca é um dos menos vazados da competição, tendo sofrido apenas dois gols, enquanto a Colômbia possui o segundo ataque mais efetivo, balançando a rede em sete oportunidades nas três rodadas iniciais da Copa América.

A Colômbia se classificou com as quartas de final como vice-líder do Grupo A graças a dois triunfos convincentes contra os Estados Unidos e Paraguai, seguida de uma derrota para a Costa Rica, apesar de a equipe estar repleta de reservas.

O tropeço sacudiu os ânimos dos comandados de Pekerman e pode ser um fator explorado pelo Peru, que chega para o duelo com a moral em alta depois de ter eliminado o Brasil. Além disso, os peruanos levam a melhor no retrospecto do jogo na Copa América: são sete vitórias do Peru, contra duas colombianas e outros seis empates.

No ano passado, no Chile, as duas seleções empataram sem gols na fase de grupos. Já na edição disputada na Argentina, em 2011, o Peru eliminou a Colômbia nas quartas de final. Por isso, a partida poderia ter um certo sabor de revanche para os colombianos.

A última partida entre as duas seleções, na estreia das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, disputada em outubro do ano passado, porém, terminou com vitória da Colômbia, por 2 a 0. Desde então, Gareca começou uma profunda renovação no seu elenco, o que levou o Peru a ser um dos times mais jovens da Copa América, com vários jogadores que disputam o campeonato local.

Para o confronto, Pekerman deve repetir a escalação usada nas duas primeiras partidas, mas cogita uma única variação: a entrada de Carlos Sánchez no lugar de Sebastián Pérez como volante.

Durante a semana, Cristian Zapata e Roger Martínez fizeram atividades separadas do elenco principal devido à dores musculares, mas os médicos não colocaram em dúvida a presença de ambos no jogo.

Gareca terá um único desfalque para o jogo. O lateral-esquerdo Yoshimar Yotún, ex-Vasco, está suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos. Ele, no entanto, tem sido reserva do time.

O técnico peruano deve fazer uma alteração em relação à equipe que venceu o Brasil. Adán Balbín, que não agradou, pode perder espaço para Renato Tapia, que durante o segundo tempo da vitória que eliminou a seleção de Dunga da Copa América.



Prováveis escalações:.

Peru: Gallese; Corso, Ramos, Rodríguez e Trauco; Polo, Tapia, Vílchez e Cueva; Edison Flores e Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Colômbia: Ospina; Arias, Zapata, Murillo e Díaz; Pérez (Sánchez), Torres, Cardona, Cuadrado e Rodríguez; Bacca.Técnico: José Pekerman.

Árbitro: Patrício Loustau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Ezequiel Brailovsky e Ariel Scime.

Estádio: Metlife, em Nova Jersey (Estados Unidos).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo