Esporte

Coreia do Sul deixa fora dos Jogos do Rio campeão olímpico punido por doping

16/06/2016 02h52

Seul, 16 jun (EFE).- O Comitê Olímpico da Coreia do Sul (KOC, sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira manter a proibição de participar dos Jogos Olímpicos do Rio ao medalhista de ouro Park Tae-Hwan, apesar de o mesmo ter cumprido sua suspensão por doping.

Famoso pelo ouro conquistado em Pequim, Park foi punido no último mês de maio com 18 meses de suspensão pela Federação Internacional de Natação (Fina), após seu exame antidoping dar positivo para testosterona.

A pena foi aplicada de forma retroativa, desde a data do teste realizado em setembro de 2014, por isso, foi concluída no início de março deste ano, o que daria ao nadador o direito de participar das Olimpíadas.

No entanto, há uma regra no KOC que qualquer atleta envolvido em caso de doping fica impedido de representar a Coreia do Sul em competições internacionais.

O KOC aprovou hoje esta norma durante reunião do seu conselho e, de acordo com um comunicado da entidade, não haverá exceção para Park, apesar de se tratar de um dos principais atletas da história do país.

"Qualquer membro da seleção nacional deve ter alta moralidade e dignidade como figura pública, e o fato de um atleta se dopar vai contra a virtude básica do fair play", afirmou o KOC no comunicado divulgado hoje.

Em abril, o nadador esteve na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, para apresentar um recurso contra esta regra do KOC. A defesa de Park alega que a decisão do órgão impôs uma dupla punição pela mesma infração e isto viola o princípio internacional conhecido como "non bis in idem", que diz que uma pessoa não pode ser punida duas vezes pelo mesmo fato.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo