Esporte

Reforço do São Paulo erra, Colômbia vence Peru nos pênaltis e é semifinalista

17/06/2016 23h28

East Rutherford (EUA), 17 jun (EFE).- Após 90 minutos pouco empolgantes e de empate em 0 a 0, a Colômbia se classificou para as semifinais da Copa América nesta sexta-feira ao vencer o Peru por 4 a 2 no pênaltis no MetLife Stadium, graças a um erro no meia Christian Cueva, negociado recentemente com o São Paulo.

Contratado pelo Tricolor no mês passado junto ao Toluca, Cueva acabou antecipando sua apresentação ao técnico Edgardo Bauza, já que seu erro foi determinante para que a seleção peruana voltasse mais cedo para casa. Trauco foi o outro batedor a falhar pela 'Blaquirroja', algoz do Brasil na primeira fase e terceira colocada das duas últimas edições do torneio continental.

Diante de 79.194 espectadores em East Rutherford, no estado americano de Nova Jersey, as duas equipes não fizeram um bom jogo, mas os colombianos levaram a melhor e se colocaram entre os quatro melhores da Copa América pela primeira vez desde o quarto lugar de 2004.

Campeões em 2001, os 'Cafeteros' voltarão a campo na próxima quarta-feira, no Soldier Field, em Chicago. O adversário será México ou Chile, que medirão forças neste sábado em Santa Clara.

Apesar da vitória sobre o Brasil, que mandou a equipe pentacampeã mundial mais cedo para casa, o técnico Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, não ficou plenamente satisfeito com a atuação de sua equipe e fez uma troca. O zagueiro Baldín não agradou e deu lugar a Tapia, fazendo com que o Peru trocasse o 5-3-2 pelo 4-4-2.

Na Colômbia, José Pekerman manteve a base das duas primeiras rodadas - vários jogadores foram poupados na terceira partida porque o time já estava classificado. A única troca foi de um volante por outro: Sánchez levou a melhor na disputa com Pérez.

Os 'Cafeteros' construíram boa jogada logo aos dois minutos de bola rolando, fazendo o que têm feito de melhor: tocar a bola. Bacca entrou na área direita, mas, pressionado e sem muito ângulo, arrematou para fora.

A Colômbia fica com a bola por mais tempo, mas o Peru também atacava. Aos sete, Guerrero levantou da direita, Flores subiu mais que Zapata e buscou o canto no cabeceio, mas errou o alvo.

Os colombianos trabalhavam melhor os lances, e voltaram a incomodar aos 13, em descida de Cuadrado pela ponta direita. O camisa 11 adiantou para Cardona, que cruzou por baixo. James Rodríguez fez o corta-luz e Torres encheu o pé, mas Ramos, de carrinho, bloqueou.

Um erro diante de James pode ser fatal, e a 'Blanquirroja' escapou por muito pouco de sofrer o primeiro gol aos 21 minutos. Tapia vacilou na saída pela intermediária de defesa, o craque do Real Madrid carregou, chutou colocado pouco antes de chegar à meia-lua e acertou o pé da trave esquerda. Na sobra, Bacca bateu para fora.

A seleção peruana quase sempre procurava Guerrero. Artilheiro das últimas duas edições da Copa América, neste ele balançou a rede apenas uma vez e não foi tão letal. Aos 29 minutos, Cueva levantou, e o goleiro Ospina chegou antes do jogador do Flamengo para afastar.

Na sequência, o jogo caiu de qualidade. Preocupadas primeiramente em marcar, as equipes pouco criavam e ainda protagonizavam lances mais duros. Houve uma série de escanteios, mas nenhum foi aproveitado, como aos 43, quando Cardona bateu e Murillo completou para fora.

Guerrero estava apagado, e numa das poucas vezes em que conseguiu aparecer livre, aos três minutos da segunda etapa, a arbitragem corretamente assinalou impedimento. Aos seis, o argentino Patrício Loustau voltou a acertar, desta vez ao deixar seguir depois que Bacca dividiu na área com Tapia e pediu pênalti.

James tentou quebrar a monotonia da partida com uma jogada de efeito e emendou uma bicicleta dentro da área, aos 18 minutos, mas acabou deixando os ânimos mais exaltados, já que acertou Guerrero, que ficou irritado.

As defesas erravam pouco, e Bacca teve a primeira chance mais clara de gol depois de um bom tempo. Aos 23, o jogador do Milan aproveitou bobeada na saída de bola peruana e ficou cara a cara com Gallese, mas levou a pior na disputa com o goleiro. Cinco minutos depois, Cuadrado cruzou para James, que foi travado no momento do chute.

Nenhum dos treinadores mexeu até os 30 minutos, até que cada um deles fez uma substituição. Gareca apostou em Ruidíaz, autor do gol da eliminação do Brasil, enquanto Pekerman lançou mão de Marlos Moreno, jovem do Nacional de Medellín que é alvo do Santos.

Contudo, as tentativas não surtiram efeito, e as equipes continuavam criando pouco e errando muito. Aos 34, Sánchez lançou Bacca, que não conseguiu dominar e deixou de presente para Gallese.

Nos últimos minutos, a seleção peruana até se soltou um pouco mais, mas não tinha oportunidades mais claras. Até que nos acréscimos, aos 46, Cueva cobrou escanteio, Ramos subiu mais que a marcação e cabeceou forte, mas Ospina operou um milagre e garantiu o 0 a 0.

Nos pênaltis, as cinco primeiras cobranças foram muito bem executadas, mas Trauco chutou no meio, e Ospina salvou com o pé. Pérez também acertou, Cueva isolou, e os 'Cafeteros' venceram por 4 a 2.



Ficha técnica:.

Peru: Gallese; Corzo, Ramos, Alberto Rodríguez e Trauco; Tapia, Vílchez, Polo (Benavente) e Cueva; Flores (Ruidíaz) e Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Colômbia: Ospina; Arias, Zapata, Murillo e Díaz (Fabra); Sánchez e Torres (Pérez); Cardona (Moreno), James Rodríguez e Cuadrado; Bacca. Técnico: José Pekerman.

Árbitro: Patrício Loustau (Argentina), auxiliado pelos compatriotas Ezequiel Brailovsky e Ariel Scime.

Cartões amarelos: Tapia (Peru); Zapata e Díaz (Colômbia).

Nos pênaltis: James Rodríguez, Cuadrado, Moreno e Pérez converteram (Colômbia); Ruidíaz e Tapia converteram - Trauco e Cueva erraram (Peru).

Estádio: Metlife, em East Rutherford (Estados Unidos).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo