Topo

Warriors tem fator campo e Cavaliers LeBron para brigar pelo título da NBA

18/06/2016 22h14

Oakland (EUA), 18 jun (EFE).- Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers definirão neste domingo no Oracle Arena de Oakland o título da NBA, em uma final que, pela primeira vez em três anos, precisou da sétima partida da série.

A última vez que a série decisiva chegou a sete partidas foi em 2013 quando o Miami Heat, comandado pelo ala LeBron James, ganhou de 4 a 3 do San Antonio Spurs.

Isto parecia impensável quando após os dois primeiros jogos da série os Warriors ganhavam por uma margem combinado de 48 pontos e depois abriram 3 a 1.

Tudo mudou a partir da suspensão do ala-pivô Draymond Green, que perdeu a quinta partida, e com o ressurgimento do ala dos Cavs LeBron James para superar o armador dos Warriors, Stephen Curry.

Os Warriors chegam em baixa moral e fisicamente devido à ausência do pivô titular, o australiano Andrew Bogut.

O ala-armador Andre Iguodala está com dores nas costas, mas o que mais preocupa o técnico dos Warriors, Steve Kerr, é a queda de produção coletiva nos dois últimos jogos, que os Warriors perderam em grande parte por falta de concentração.

"Acho que se você começa todas as temporadas dizendo: temos uma sétima partida em casa para ganhar o campeonato da NBA, escolheria isso todas as vezes", comentou Kerr, lembrando que seus pupilos estão "em uma posição na qual as outras 29 equipes gostariam de se encontrar".

Curry, expulso faltando cinco minutos para a sexta partida acabar após cometer a sexta falta pessoal, reconheceu sua frustração ao não poder ajudar a equipe quando mais precisava.

Os Cavs sabem que chegam com a motivação vencedora do momento a seu favor e, sobretudo, com um LeBron como melhor jogador das finais.

"Demonstramos que podemos ganhar sem importar onde jogamos", declarou LeBron, que tem média superior a 35 pontos na série, e 41 pontos em cada uma das duas últimas partidas, quando sua equipe esteve à beira da derrota.

LeBron, da mesma forma que Curry, admite que nada do feito até agora conta para o duelo derradeiro, por isso que a única coisa que vai valer será o resultado final, que a estrela dos Cavaliers está confiante que vai ser a favor de sua equipe.

Se isso acontecer, os Cavs se tornarão a primeira equipe na história da NBA a ganhar um título depoi de estart perdendo a série por 3 a 1.

E James terá cumprido sua promessa de dar um título a sua terra natal, que há 52 anos não leva uma taça de nenhum nos esportes profissionais.