Esporte

Com gol no fim da prorrogação, Portugal bate Croácia e avança às quartas

25/06/2016 18h56

Lens, 25 jun (EFE).- Depois de passar quase 120 minutos se defendendo, Portugal enfim desencantou na Eurocopa e encontrou a vitória no duelo com a Croácia, em que venceu por 1 a 0 na prorrogação neste sábado, após empate sem gols no tempo regulamentar, no estádio Bollaert-Delelis, em Lens.

Recuado e sem acertar uma finalização por 120 minutos, a equipe de Fernando Santos teve precisão cirúrgica na única oportunidade que teve na partida. Aos 11 da etapa final do tempo extra, Nani, que cruzou para Cristiano Ronaldo, que parado em um milagre de Danijel Subasic. O goleiro, contudo, não conseguiu impedir a cabeçada de Ricardo Quaresma, que apareceu livre para marcar na sequência.

Com o gol suado, Portugal venceu o primeiro de seus quatro duelos na Eurocopa e agora jogará com a Polônia, que passou pela Suíça nos pênaltis mais cedo, por uma vaga na semifinal. A partida está marcada para a próxima quinta-feira, no estádio Vélodrome, em Marselha.

Para o duelo de hoje, o técnico Ante Cacic apresentou um time sem surpresas, apesar das muitas modificações em relação aos titulares que venceram a Espanha. Luka Modric e Mario Mandzukic, que tinham sido poupados devido à lesão, voltaram ao time titular. Mesmo caso de Domagoj Vida, Ivan Strinic e Marcelo Brozovic, que ficaram de fora do último jogo para evitar uma suspensão.

No lado português, porém, Fernando Santos apresentou surpresas. Adrien Silva ficou com a vaga em aberto no meio, pelo entrosamento com William Carvalho e João Mario, seus companheiros de Sporting. Na zaga, após os três gols sofridos diante da Hungria, o veterano Ricardo Carvalho perdeu vaga para José Fonte, e Cédric entrou no lugar de Vieirinha na lateral-direita.

Reconhecendo o favoritismo do adversário, Portugal se fechou, esperando a melhor oportunidade de contra-atacar. Já a Croácia trocava passes na intermediária, sem ameaçar. As equipes se estudavam e aplicavam uma forte marcação, deixando o jogo muito truncado e praticamente emoções. Os goleiros apenas observaram. Cristiano Ronaldo, isolado na frente, pouco aparecia.

As equipes criaram perigo em apenas duas oportunidades durante a etapa inicial. A primeira finalização do jogo só foi ocorrer aos 24 minutos. Após cobrança de falta ensaiada pela esquerda, Raphael Guerreiro levantou na área. Pepe subiu mais alto que Vida e cabeceou firme, mas a bola acabou subindo demais, sem assustar Subasic.

A Croácia respondeu cinco minutos depois, aos 29. Perisic, apagado no jogo até então, apareceu pela direita do ataque, avançou até a entrada da área, limpou Guerreiro e chutou. A bola acabou tocando na rede pelo lado de fora, mas Rui Patrício estava no lance.

Incomodado com a postura da equipe no primeiro tempo, o técnico Fernando Santos resolveu mudar logo no início da etapa final, colocando Renato Sanches, de apenas 18 anos, uma das principais revelações do futebol do país, no lugar de André Gomes. Já a Cróacia manteve o mesmo time que iniciou a partida.

Apesar da alteração dos lusos, quem continuou incomodando foi a Cróacia. Aos 7 minutos, após escanteio curto, Rakitic rolou para Brozovic, que recebeu livre na área, mas pegou embaixo da bola ao finalizar.

Depois, em outro lance de bola parada, Vida teve mais uma vez a chance de abrir o placar. Aos 15 minutos, Dario Srna cobrou falta da direita. A defesa de Portugal cochilou, e o zagueiro croata subiu livre, mas cabeceou à direita de Rui Patrício.

Portugal reclamou de pênalti na sequência, aos 17. Adrian Silva recebeu na intermediária e lançou Nani, que tentou tocar de peito para o gol, mas foi deslocado por Strinic. Apesar dos protestos dos portugueses, o árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo mandou o lance seguir.

Com o jogo truncado, os dois times seguuiam abaixo do esperado. Pelo lado de Portugal, Cristiano Ronaldo, jogador que mais tinha finalizado até então na Eurocopa, seguia passando branco. Também faltava pontaria aos croatas, que também criavam pouco. Dessa forma, a decisão da vaga acabou ficando para a prorrogação.

No tempo extra, a Croácia seguiu dominando a posse de bola e passou a abusar das bolas na área, facilitando o trabalho de Portugal, que, por sua vez, fazia um jogo burocrático, para irritação de Cristiano, que continuava ter chances.

Aos 7 minutos do segundo tempo da prorrogação, Vida teve a melhor de suas três chances de marcar. Após escanteio batido na segunda trave, Rui Patrício saiu mal e deixou o gol vazio. Livre, o zagueiro testou firme e, mais uma vez, não acertou o gol.

Empolgada com o lance, a Croácia partiu para tentar a vitória a qualquer custo e, enfim, acertou o gol, mas levou azar. Aos 10, depois de cruzamento da direita, Perisic surgiu nas costas da defesa e cabeceou bonito, mas a bola caprichosamente acertou a trave.

A pressão croata gerou a oportunidade que Portugal esperava até então. Aos 11, Renato Sanches puxou rápido contra-ataque e encontrou Nani pela esquerda, que cruzou de três dedos para Cristiano Ronaldo. O atacante do Real Madrid finalizou bonito, obrigando Subasic a operar um milagre para salvar. No rebote, porém, Quaresma apareceu antes dos zagueiros e, livre, tocou para o fundo do gol.



Prováveis escalações:.

Croácia: Subasic; Srna, Vida, Corluka (Kramaric) e Strinic; Modric, Badelj; Brozovic, Rakitic (Pjaca) e Perisic; Mandzukic (Kalinic). Técnico: Ante Cacic.

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Fonte e Guerreiro; William Carvalho, Adrien Silva (Danilo), João Mario (Quaresma) e André Gomes (Renato Sanches); Nani e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha), auxiliado pelos companheiros Roberto Alonso e Juan Yuste.

Gols: Quaresma (Portugal).

Estádio: Bollaert-Delelis, em Lens (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo