Topo

Polônia vence Suíça nos pênaltis e vai às quartas na Euro pela 1ª vez

25/06/2016 12h57

Saint-Étienne, 25 jun (EFE).- A Polônia derrotou a Suíça por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, em duelo disputado neste sábado no estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, e se classificou pela primeira vez às quartas de final do torneio continental.

O meia suíço Granit Xhaka foi o único jogador a desperdiçar a segunda penalidade máxima suíça, batendo para fora. Coube ao volante Grzegorz Krychowiak executar a quinta e última cobrança da seleção do Leste Europeu, sacramentando a conquista da inédita vaga.

No tempo normal, o primeiro gol da partida foi marcado pelo meia-atacante Jakub Blaszczykowski, aos 39 minutos. O empate suíço veio aos 37 do segundo tempo, com um golaço de voleio de fora da área do meia Xherdan Shaqiri.

Com o gol sofrido neste sábado, a Polônia deixa de compartilhar o status de melhor defesa da competição com a Alemanha, a única seleção a manter a zaga intransponível até o momento - os campeões mundiais ainda jogarão pelas oitavas de final, encarando amanhã a Eslováquia.

Apesar da boa campanha feita pelos poloneses, o astro da equipe continua apagado no torneio. Com poucas chances de gol e sem grandes atuações, Robert Lewandowski segue sem balançar as redes em quatro jogos disputados. O centroavante do Bayern de Munique só marcou na disputa de pênaltis, abrindo a série de sua seleçaõ.

Garantida na etapa seguinte da Eurocopa, a Polônia aguarda o vencedor do confronto entre Croácia e Portugal, que duelam ainda neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no estádio Bollaert-Delelis, em Lens.

Hoje, logo aos 30 segundos do primeiro tempo, Lewandowski aproveitou recuo errado da zaga e chutou em cima do goleiro Sommer. Na sobra, Milik pegou de primeira e mandou alto demais, perdendo grande oportunidade.

Diante do domínio polonês, a seleção suíça teve a primeira chance aos 25 minutos em chute de Ricardo Rodríguez de fora da área, mas a bola pegou o efeito contrário e saiu.

Em contra-ataque rápido aos 30, Grosicki e tentou surpreender o goleiro, adiantado, mas pegou mal em tentativa de fora da área. No ataque seguinte, Blaszczykowski cruzou na área e a bola chegou a Milik, que errou o alvo por pouco.

A Suíça começou a chegar com perigo a partir dos 35 minutos, após escanteio cobrado por Rodríguez, que encontrou Schär sozinho na área, mas o zagueiro cabeceou fraco, nas mãos do goleiro. Em nova ofensiva, Dzemaili arriscou de fora da área e obrigou Fabianski a mandar para a linha de fundo depois de desvio da zaga.

Quando os suíços começaram a sair para o jogo, a Polônia aproveitou para abrir o placar em contra-ataque fatal. Aos 39, Grosicki disparou pela esquerda e cruzou. Milik deixou a bola passar para chegar até Blaszczykowski, que entrou na área e chutou rasteiro, na saída de Sommer.

O segundo tempo começou com pressão suíça, em busca do empate, principalmente em jogadas de bola parada. Aos cinco minutos, Shaqiri mandou uma bomba de fora da área e Fabianski espalmou para o lado. A resposta polonesa veio dois minutos depois, em chute de longe de Blaszczykowski que obrigou Sommer a salvar a Suíça.

Com a Polônia inteiramente recuada, a seleção suíça tomou conta do jogo. Aos 28, Rodríguez cobrou falta no ângulo esquerdo de Fabianski, mas o goleiro se esticou e impediu o gol de empate com a ponta dos dedos.

A zaga polonesa mostrou competência e sorte aos 33 minutos, quando bloqueou os chutes de Schär e Djourou, ambos na pequena área, e viu a finalização de Seferovic explodir no travessão.

A pressão foi premiada com um golaço de Shaqiri. Após jogada pelo lado esquerdo do ataque, aos 37, Derdiyok fez a assistência para o meia emendar de bicicleta de fora da área e empatar a partida com um dos gols mais bonitos da competição até o momento.

Sem mais alterações no placar durante o tempo regulamentar, a partida seguiu para a prorrogação, que continuou com a superioridade suíça, mas com chances de perigo apenas na segunda etapa.

Na melhor chance de gol, aos seis minutos, Derdiyok recebeu lançamento preciso de Shaqiri em posição legal na área e cabeceou à queima-roupa, mas Fabianski se esticou para fazer um milagre. Em novo ataque, aos 12, Seferovic cruzou e a bola sobrou para Derdiyok, que não conseguiu finalizar, na cara do gol.

O empate encaminhou a partida para a disputa de pênaltis. Nas cobranças, apenas Xhaka chutou para fora e desperdiçou a cobrança. Com as cinco cobranças convertidas, por Lewandowski, Milik, Glik, Blaszczykowski e Krychowiak, a Polônia confirmou a classificação para as quartas de final da Eurocopa pela primeira vez.



Ficha técnica:.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Djourou e Rodríguez; Behrami (Fernandes), Xhaka, Shaqiri, Dzemaili (Embolo) e Mehmedi (Derdiyok); Seferovic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Polônia: Fabianski; Piszczek, Glik, Pazdan e Jedrzejczyk; Krychowiak, Maczynski (Jodlowiec), Blaszczykowski e Grosicki (Peszko); Milik e Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka.

Árbitro: Mark Clattenburg (Inglaterra), auxiliado pelos compatriotas Simon Beck e Jake Collin.

Gols: Shaqiri (Suíça); e Blaszczykowski (Polônia).

Nos pênaltis: Acertaram - Lichtsteiner, Shaqiri, Schär e Rodríguez. Erraram - Xhaka (Suíça); Acertaram - Lewandowski, Milik, Glik, Blaszczykowski e Krychowiak (Polônia).

Cartões amarelos: Schär, Djourou (Suíça); Jedrzejczyk e Pazdan (Polônia).

Estádio: Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne (França).