Topo

Eliminados! Ingleses detonam a seleção e espanhóis falam em "fim de ciclo"

The Telegraph - Reprodução / The Telegraph - Reprodução / The Telegraph
The Telegraph é outro a falar em "humilhação" após eliminação
Imagem: Reprodução / The Telegraph

Do UOL, em São Paulo*

27/06/2016 16h13

A imprensa inglesa não poupou críticas à seleção nacional após derrota e consequente eliminação para a Islândia nas oitavas de final da Eurocopa-2016, que está sendo disputada na França. Apesar de ter saído na frente, com gol de Wayne Rooney, a equipe perdeu de virada por 2 a 1. Foi a "humilhação final", afirmou o jornal Daily Mail

"A humilhação final", a chamada em letras garrafais no site, é seguida por uma breve análise inconformada: "Inglaterra foi despachada da Euro-2016 pelos peixinhos da Islândia - um país do tamanho de Leicester - em um dos maiores choques de sempre. Hodgson se demite após apito final", escreveu a publicação -- na última frase, refere-se à saída do treinador Roy Hodgson, que pediu as contas depois do "vexame".

Daily Mail - Reprodução / Daily Mail - Reprodução / Daily Mail
A capa do jornal Daily Mail chama derrota de "humilhação"
Imagem: Reprodução / Daily Mail

O The Guardian abusou dos adjetivos. Na capa do seu site, diz que "derrota humilhante condena Inglaterra a lastimável saída da Euro". Não menos decepcionado, o jornal The Telegraph repetiu: a eliminação foi uma "humilhação". 

"Inglaterra sofre uma saída humilhante da Euro 2016 para a Islândia", afirma, com pouco mais de sobriedade. 

Guardian - Reprodução / The Guardian - Reprodução / The Guardian
Para o The Guardian, eliminação é lastimável
Imagem: Reprodução / The Guardian

Ídolo da seleção inglesa, Gary Lineker, terceiro maior artilheiro da história do país, não poupou críticas nas redes sociais. Para ele, esta foi "a pior derrota da Inglaterra". 

"Inglaterra foi derrotada por um país com mais vulcões que jogadores profissionais de futebol. Bem jogado, Islândia", avaliou. 

Imprensa espanhola também detona equipe

A imprensa esportiva da Espanha afirma que a derrota para a Itália por 2 a 0, nesta segunda-feira, e consequente eliminação da Eurocopa marca um "fim de ciclo" e "o final de uma era".

"Fim de ciclo" foi o título usado pela capa do portal do jornal Marca. "Itália acaba com a Espanha de Del Bosque e com uma época gloriosa nos eliminando da Eurocopa", destacou a publicação. Para o jornal As, a derrota representa "o final de uma era". "Itália resolve no primeiro tempo, e no segundo Espanha tem reação fracassada. Marcaram Chiellini e Pellé. De Gea e Buffon estiveram fantásticos. Del Bosque saiu sem honras", acrescentou.

O site do catalão Mundo Deportivo adotou o mesmo tom. "Decepcionante. Agora chegará o momento da reflexão e de zelar o futuro de Vicente Del Bosque, que pode ter dirigido seu último jogo à frente da Roja", disse. Para outro importante jornal esportivo da Catalunha, o Sport, a "Roja foi mal no primeiro tempo e, no segundo, se chocou contra um Buffon muito inspirado. Itália avançou às quartas de final da Eurocopa de forma merecida".

O El País também ressaltou a melhor atuação da Itália com o título "Uma Itália superior elimina a Espanha". "A Roja, claramente ultrapassada no primeiro tempo, buscou com mais coração do que jogo o empate após o intervalo", acrescentou. Para o El Mundo, a derrota foi o "fracasso da campeã". "Espanha eliminada em uma espantosa partida contra a Itália (2-0)".

Italianos enlouquecem com a vitória

Enquanto a imprensa espanhola lamenta a eliminação, a italiana vibra com uma Itália “enlouquecedora”. Foi desse jeito que a Gazzetta dello Sport deu destaque ao resultado. E fez um pedido: sem medo contra a Alemanha, adversária nas quartas de final.

Já o Corriere della Sera afirmou que a Itália “te faz sonhar” e destacou a “obra tática de Conte". "A Itália foi perfeita: a defesa foi sólida como um muro, contra-ataques mortais, espírito de uma grande equipe”.

Por último, os jornais La Repubblica La Stampa afirmaram, respectivamente, que “a Itália vai além da razão” e que a vitória foi um “milagre em Saint-Denis”.

(*Com informações da EFE)