Esporte

Contra Bélgica, País de Gales tenta evitar "brexit" também na Eurocopa

30/06/2016 16h09

Paris, 30 jun (EFE).- País de Gales e Bélgica duelarão nesta sexta-feira, às 16h (horário de Brasília), no estádio Pierre-Mauroy, em Lille, para definir o terceiro classificado às semifinais da Eurocopa, em que Gareth Bale e companhia tentarão evitar a eliminação do último representante do Reino Unido.

Depois da queda da Irlanda do Norte e da Inglaterra nas oitavas, o adeus dos galeses poderá representar um novo 'brexit' (acrônimo pelo qual é chamada a saída do estado da União Europeia, decidica após referendo), desta vez, da competição continental - vale lembrar que a Escócia não se classificou ao torneio.

Em Gales, os próprios jogadores e integrantes da comissão técnica vem considerando o duelo com os belgas como o mais importante desde o encontro com a seleção brasileira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, em 19 de junho de 1958.

"Todos aqui queremos saborear esse momento e fazer tudo o que for possível para chegar às semifinais", garantiu Bale, em entrevista coletiva concedida dois dias antes do duelo.

O craque do Real Madrid, por sua vez, brincou com a situação de dois companheiros, Chris Gunter e Neil Taylor. O primeiro não poderá acompanhar o casamento do irmão e o segundo perderá os ingressos para um show de Beyoncé, em Cardiff, amanhã.

"Eu tenho alguns compromissos marcados, mas só para depois da final. Eu fui inteligente, porque sabia que iríamos estar aqui", contou Bale.

Para a partida, o técnico Chris Coleman deverá manter a formação-base utilizada nesta Eurocopa. A única dúvida volta a ser no comando de ataque, entre Sam Vokes e Hal Robson-Kanu. Nas oitavas, o primeiro foi titular, mas acabou substituído pelo seguinte, que foi titular nas partidas iniciais.

A Bélgica, por sua vez, ganhou status de favorita para alcançar à final, depois da definição dos 16 que avançaram da fase de grupos, pois, não teriam pela frente campeões mundiais. Logo nas oitavas, os Diabos Vermelhos confirmaram a força e golearam a Hungria por 4 a 0.

O técnico Marc Wilmots, no entanto, vem sofrendo com desfalques, já que não conta com o zagueiro Thomas Vermaelen, que está suspenso, nesta quinta-feira ainda perdeu Jan Vertonghen, que vinha jogando de lateral-esquerdo e voltaria a atuar na posição de origem.

Com isso, Jason Denayer deverá ser o titular da zaga, enquanto Jordan Lukaku, irmão mais novo de Romelu, é a opção mais provável para atuar no lado canhoto do sistema defensivo.

Durante a semana, a grande preocupação dos belgas foi com a condição física do meia-atacante Eden Hazard, que levou pancada na coxa direita sofrida no duelo com a Hungria e chegou a ficar fora de treino na quarta-feira. O craque do Chelsea, no entanto, está confirmado para o duelo.

"Estou bem da lesão. Pude treinar nesta manhã (de quinta) e não sinto mais tanta dor. Quero fazer mais contra País de Gales do que fiz contra a Hungria", disse o camisa 10, em entrevista coletiva na véspera do duelo.

Belgas e galeses se encontraram nas Eliminatórias para a Euro. No primeiro duelo, em novembro de 2014, houve empate sem gols em Bruxelas. No returno, em junho de 2015, os galeses levaram a melhor por 1 a 0, com Bale definindo o marcador.

Apesar do pior desempenho na competição qualificatória, os Diabos Vermelhos ficaram na liderança, imediatamente a frente dos rivais desta quinta-feira. As duas seleções garantiram vaga direta no torneio continental.



Prováveis escalações:.

País de Gales: Hennessey; Gunter, Chester, Ashley Williams, Davies e Taylor; Ledley, Allen e Ramsey; Bale e Robson-Kanu (ou Vokes). Técnico: Chris Coleman.

Bélgica: Courtois; Meunier, Alderweireld, Denayer e Jordan Lukaku; Witsel, Nainggolan e De Bruyne; Mertens, Hazard e Romelu Lukaku. Técnico: Marc Wilmots.

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia), auxiliado pelos compatriotas Jure Praprotnik e Robert Vukan.

Estádio: Pierre-Mauroy, em Lille (França).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo