Esporte

Hamilton passa Rosberg na última volta e vence GP da Áustria

03/07/2016 12h43

Redação Central, 3 jul (EFE).- Em uma prova com final emocionante, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) ultrapassou seu companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, na última volta e venceu o Grande Prêmio da Áustria, disputado neste domingo no circuito Red Bull Ring, em Spielberg.

Mais rápido que Rosberg na parte final da corrida, Hamilton partiu para tentar a vitória e conseguiu a ultrapassagem poucas curvas antes da reta de chegada. Na manobra, os dois se tocaram, e o impacto acabou quebrando a asa dianteira do carro do alemão, que terminou a corrida apenas na quarta colocação.

Quem aproveitou a briga dos dois companheiros de Mercedes foram o holandês Max Verstappen (Red Bull), que herdou a segunda colocação, e o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), completando o pódio em terceiro.

Com a vitória e a perda de posições de Rosberg, Hamilton encostou de vez na briga pelo título. O alemão, que parecia caminhar para uma vitória tranquila no Mundial de pilotos, tem agora apenas 11 pontos de vantagem na liderança na classificação (153 a 142).

O brasileiro Felipe Massa (Williams), que largou dos boxes por um problema na asa dianteira, abandonou a prova faltando seis voltas para o fim. Já Felipe Nasr (Sauber) recebeu a bandeirada com a 13ª colocação.

Os pilotos voltam às pistas na próxima semana para a disputa do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, o décimo do calendário, no circuito de Silverstone.

Hamilton fez uma boa largada e manteve a ponta, enquanto o alemão Nico Hulkenberg, que saiu em segundo, foi perdendo posições. Já Rosberg, que largou em sétimo, pulou para quinto, atrás do britânico Jenson Button, que manteve a McLaren na vice-liderança por cinco voltas, de Verstappen e de Raikkonen.

Houve então um alerta para a possibilidade de chuva, mas Rosberg não se intimidou e foi um dos primeiros a trocar pneus, mantendo os de pista seca. Hamilton escolheu esperar, parou tarde demais, na volta 22, e acabou perdendo posição para o companheiro de equipe.

Ambos ficaram atrás de Vettel, que apostou em atrasar a troca de pneus. No entanto, o tiro saiu pela culatra, já que o composto dianteiro direito estourou em plena reta, na 27ª volta, e o tetracampeão teve de abandonar.

Com o abandono de Vettel, Rosberg assumiu a ponta. Logo atrás, nesta ordem, vinham Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Raikkonen, Bottas e Nasr, que até então não havia ido ao pit e por isso era sétimo.

Nasr fez apenas uma parada, na volta 44, mas a estratégia não lhe valeu de muita coisa, já que ele caiu para a última posição e terminou em 13º, fora da zona de pontuação.

A briga pela vitória voltou a se restringir aos pilotos da Mercedes. Hamilton foi diminuindo a distância para Rosberg e optou por antecipar a segunda parada. Ele colocou pneus macios, enquanto o alemão foi de supermacios.

Verstappen, que fez uma troca a menos, assumiu a ponta, mas rapidamente foi alcançado pelos concorrentes da escuderia alemã. Rosberg ainda colocou o holandês e um retardatário entre seu carro e o de Hamilton, que, no entanto, encostou na última volta.

Foi então que a corrida pegou fogo. O britânico tentou a ultrapassagem por fora, e os dois se tocaram. O tricampeão chegou a sair da pista, mas voltou e deixou o alemão para trás. Com a asa dianteira danificada, o piloto número 6 ainda viu Verstappen e Raikkonen passaram rumo ao pódio e teve de se contentar com o quarto lugar.

A zona de pontuação ainda teve, da quinta à décima colocação, nesta ordem, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull), Button, o francês Romain Grosjean (Haas), o espanhol Carlos Sainz Jr. (Toro Rosso), o finlandês Valtteri Bottas (Williams) e o alemão Pascal Wehrlein, que somou o primeiro ponto da Manor no ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Esporte

Topo