Esporte

CE valida auxílio financeiro recebido por PSV e 4 clubes da Holanda

04/07/2016 14h03

Bruxelas, 4 jul (EFE).- A Comissão Europeia (CE) decidiu nesta segunda-feira que subsídios realizados pelas autoridades da Holanda a cinco clubes do país - Den Bosch, MVV Maastricht, NEC Nijmegen, Willem II, e PSV Eindhoven - estão de acordo com as regras comunitárias do bloco.

O caso surgiu depois de a CE ter investigado acordos e negociações feitas entre esses clubes e as prefeituras das cidades em que eles estão instalados, mas o órgão concluiu que essas transações "não distorciam a competição".

Apesar de não encontrar irregularidades, em comunicado, a CE informou que as equipes "concordaram em tomar medidas para limitar a distorção de competição criada pela ajuda pública, como reduzir os empregados, o número de jogadores e seus salários".

O porta-voz da Concorrência da CE, Ricardo Cardoso, afirmou hoje em entrevista coletiva que os clubes "contribuíram significativamente em sua reestruturação" após a ajuda pública.

No caso do PSV, a negociação entre a Prefeitura de Eindhoven e o clube não foi considerada como auxílio pelos investigadores da CE, que validaram a venda e o posterior arrendamento de terrenos onde o PSV construiu o Philips Stadium por considerarem que tudo ocorreu "dentro dos termos do mercado".

"Os subsídios respeitavam as regras comunitárias de auxílio público e não distorciam a competição", disse na nota a comissária europeia de Concorrência, Margrethe Vestager.

"As equipes de futebol são negócios, e a Comissão precisa garantir que a competição entre os clubes não seja distorcida por auxílio público", completou a comissária.

Em 2013, a CE abriu uma investigação para esclarecer se os subsídios dados por cinco municípios da Holanda aos clubes citados estavam de acordo com a legislação comunitária.

Também nesta segunda-feira, em um caso semelhante, a CE determinou que sete clubes espanhóis, entre eles o Real Madrid, o Barcelona e o Valencia, devolvam dinheiro de subsídios considerados ilegais segundo as normas do bloco comunitário.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo