Topo

Golfistas e arqueiros sul-coreanos competirão no Rio com trajes antimosquito

04/07/2016 08h26

Seul, 4 jul (EFE).- Os golfistas e arqueiros sul-coreanos nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 contarão com uniformes especiais antimosquitos para prevenir contágios do vírus da zika, informou nesta segunda-feira a marca esportiva local Kolon Fashion Material.

Os esportistas poderão competir em ambas as disciplinas com estes trajes feitos de tela com repelente capaz de manter afastados os mosquitos portadores do vírus, indicou à Agência Efe uma representante da marca em Seul.

O anúncio ocorre dois meses depois de o Comitê Olímpico sul-coreano ter apresentado o uniforme especial antimosquitos do time nacional para os Jogos de Rio.

A grande diferença é que o uniforme oficial apresentado em abril -de outra marca- só se pode ser usado em cerimônias e treinamentos, já que não cumpre com as normas para que os atletas possam usá-los durante as provas.

Por enquanto só os golfistas e os arqueiros do país asiático poderão disputar suas respectivas competições com este tipo de trajes protetores, segundo confirmou a porta-voz da marca sul-coreana.

A zika, uma doença que teve especial incidência no Brasil, gerou fortes preocupações perto da realização dos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Estes temores estão sendo especialmente fortes no golfe, que no Rio voltará a ser esporte olímpico pela primeira vez desde 1904.

Sete golfistas, entre eles o norte-irlandês Rory McIlroy, terceiro na classificação mundial, renunciaram à competição que ocorrerá entre 5 e 21 de agosto por medo de ser contagiados com este vírus transmitido principalmente por mosquitos.