Topo

Ouro em Londres, esgrimista será porta-bandeira da Venezuela nos Jogos do Rio

04/07/2016 20h16

Caracas, 4 jul (EFE).- Medalha de ouro na espada individual em Londres-2012, o esgrimista Rubén Limardo foi confirmado nesta segunda-feira pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como porta-bandeira do país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, que começam em agosto.

"Me sinto muito orgulhoso de receber essa formosa bandeira que, com muito orgulho, sempre levo em meu coração, não somente em competições, mas como venezuelano em qualquer parte do mundo", disse o atleta em cerimônia realizada em Caracas, capital do país.

O esgrimista afirmou estar muito contente e que tem o "grande compromisso" de buscar sua segunda medalha de ouro olímpica. "Não será fácil e eu gosto disso. É aí que fazemos história", disse Limardo antes de agradecer por ser escolhido como porta-bandeira.

"Vamos buscar medalhas no Rio. Em Londres, conseguimos uma, mas no Rio temos que conseguir cinco pelo menos", ressaltou o esgrimista, o segundo venezuelano na história a conquistar um ouro olímpico, depois do boxeador Francisco Rodríguez, que ficou com o lugar mais alto do pódio nos Jogos de 1968, no México.

Maduro considerou como "bastante alta" a meta de Limardo de cinco medalhas para a Venezuela no Rio, mas afirmou que "com amor, disciplina, dedicação e boa concentração tudo é possível".

Limardo foi escolhido por voto popular e pelos dirigentes esportivos venezuelanos, com 32,1% dos votos, e sucederá a mesatenista Fabiola Ramos, porta-bandeira em Londres-2012.

A Venezuela tem até o momento 77 atletas classificados em 18 modalidades para os Jogos Olímpicos do Rio.