Esporte

Putin sanciona lei que endurece penas por corrupção no esporte russo

04/07/2016 16h14

Moscou, 4 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta segunda-feira uma lei que endurece as penas por corrupção no esporte, incluindo pagamento de propinas para alterar os resultados das competições, em meio a vários escândalos de doping que colocaram em xeque a transparência esportiva no país.

As propinas superiores a 1 milhão de rublos (cerca de R$ 51 mil na cotação atual) serão punidas a partir de agora com penas de prisão de até 15 anos. Já a manipulação de resultados será punida com detenção de até cinco anos.

As autoridades russas abriram um processo por abuso de poder contra funcionários que dirigiam a Federação Russa de Atletismo (FRA) entre 2009 e 2013. A entidade foi suspensa pela Associação Internacional de Atletismo (IAAF) por escândalo de doping, o que causou a exclusão dos atletas do país dos Jogos Olímpicos de 2016.

O presidente da FRA no período era Valentin Balajnichev, na época também tesoureiro da IAAF, Ele foi acusado junto a outros dirigentes de aceitar propinas para encobrir casos positivos de doping.

Balajnichev renunciou ao cargo em fevereiro de 2015, devido aos contínuos escândalos de doping que abalaram o atletismo russo.

A IAAF suspendeu a FRA depois de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada) ter recomendado em novembro de 2015 a exclusão da entidade de todas as competições internacionais.

A primeira entidade em acusar a Rússia de doping foi a emissora pública alemã "ARD", que em um documentário divulgado em 2014 expôs um complexo sistema de doping encoberto pelo governo russo.

Uma comissão independente da Wada confirmou que a Rússia não cumpria com os protocolos estabelecidos pelo Código Mundial Antidoping, e que o Kremlin é participante de uma trama de corrupção e de encobrimento para que atletas de elite do país utilizassem substâncias proibidas em competições internacionais.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo