Esporte

Tribunal espanhol condena Messi a 21 meses de prisão por fraude fiscal

06/07/2016 10h53

(Atualiza com detalhes da sentença).

Barcelona (Espanha), 6 jul (EFE).- O Tribunal de Barcelona condenou o jogador argentino Lionel Messi a um ano e nove meses de prisão por três crimes de fraude de 4,1 milhões de euros contra Receita, cometidaos entre 2007 e 2009, pena que deverá ser cumprida em liberdade.

Na sentença, que foi notificada nesta quarta-feira às partes e que pode ser recorrida perante a Suprema Corte, o juizado também condena à mesma pena de 21 meses de prisão o pai do atleta, Jorge Horacio Messi.

Além disso, o Tribunal impôs ao cinco vezes ganhador da Bola de Ouro - prêmio de melhor jogador do mundo - uma multa de 2 milhões de euros (R$ 7,28 milhões) pela fraude contra a Receita.

A sentença aponta que o jogador de que optou por "ignorância deliberada" na gestão de suas finanças, ou seja, não saber nada sobre a adminstração dos valores que recebe como salários, direitos de imagem e pagamentos de patrocinadores, mas que isso não é "claro e nítido", devido ao uso de empresas interpostas.

O tribunal ainda considerou as três infrações contra a Receita - uma por cada ano fiscal - como de "extrema gravidade", destacando que, apesar de desconhecer alguns atos, se beneficiou deles, direta ou indiretamente.

"Com seu ato de negar as fontes de conhecimento, se está abrindo a possibilidade da ilegalidade na atuação", diz a sentença.

O pai do craque, Jorge Horacio Messi, também foi condenado a 21 anos de prisão, mas a multa é menor, de 1,5 milhão de euros (R$ 5,46 milhões).

No julgamento, o promotor acusou unicamente o pai do jogador, pedindo 18 meses de prisão, enquanto a Advocacia do Estado pediu uma condenação para ambos de 22 meses e 15 dias de prisão.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo