Topo

Campeã da Eurocopa, seleção de Portugal é recebida com festa em Lisboa

11/07/2016 17h31

Lisboa, 11 jul (EFE).- Campeã da Eurocopa, a seleção de Portugal foi recebida nesta segunda-feira em Lisboa por uma multidão de torcedores, que se reuniram em uma praça para comemorar o título inédito conquistado por Cristiano Ronaldo e seus companheiros.

Cristiano, que saiu lesionado ainda no primeiro tempo da vitória sobre a França, por 1 a 0, estava eufórico, agradeceu o carinho dos portugueses e dedicou a conquista aos refugiados da Europa.

"Leste Europeu, esse título é para todos vocês, para os que estão em Portugal, para os que são imigrantes", disse o craque em um palco montado na Alameda Dom Henrique, no leste da capital do país.

A praça foi o local escolhido para encerrar um percurso que tinha sido iniciado pelo oeste da cidade, no Palácio de Belém, onde os 23 jogadores de Portugal foram condecorados pelo presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa.

Apesar do calor e de ser um dia útil em Lisboa, a cidade dava sequência à festa que começou no domingo, após o apito final no Stade de France, em Paris. Muitas empresas, por exemplo, liberaram os funcionários de trabalhar na parte da tarde.

"Sempre tive fé, até o final. Temos o melhor do mundo: Cristiano Ronaldo", disse à Agência Efe o estudante Jorge Rodrigues, que também destacou o goleiro Rui Patrício como o melhor do torneio.

Já Sílvio, de 50 anos, comemorou a noite toda e ainda teve forças para receber os jogadores no aeroporto por volta das 12h locais. "Todos foram bons, não é preciso destacar nenhum", afirmou.

Já Nuno, outro torcedor, revelou que tinha feito uma promessa para quando Portugal ganhasse um título. "Minha filha nasceu em 2004 (ano no qual Portugal perdeu a decisão da Eurocopa, em casa, para a Grécia) e fiz uma promessa: quando ganhássemos a Eurocopa, viríamos para a Alameda comemorar o título e assim ocorreu", afirmou.

Quem também recebia grande parte das atenções dos torcedores era atacante Éder, que entrou durante a partida e marcou o gol da vitória histórica no segundo tempo da prorrogação.