Esporte

Cuba disputará Olimpíadas do Rio com 120 atletas de 18 modalidades

12/07/2016 23h01

Havana, 12 jul (EFE).- Cuba competirá com 120 atletas em 18 modalidades nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a meta de manter-se como "potência olímpica" e ficar entre os primeiros 20 países na classificação final, informou nesta terça-feira o Instituto Nacional de Esportes (Inder).

Diretores do Inder explicaram a composição, a preparação e as previsões da delegação de atletas cubanos que virão no Brasil durante um pronunciamento em um programa da televisão estatal.

As modalidades esportivas com maior representação de atletas cubanos serão o atletismo com 39, o vôlei com 12, e boxe e luta com 10 cada uma.

No caso do vôlei, o diretor de Alto Rendimento, José Antonio Miranda, disse que Cuba não deixará de participar do evento e estará representada como se tinha previsto, apesar de seis jogadores da seleção nacional da ilha estarem detidos na Finlândia.

"Após 16 anos sem se classificar em um esporte coletivo, no vôlei, tínhamos 18 atletas nessa pré-seleção e vamos estar com 12 atletas nos Jogos Olímpicos", garantiu Miranda.

Esses seis jogadores de vôlei cubanos se encontram em prisão preventiva em Helsinque desde os primeiros dias de julho acusados de terem violentado na noite da sexta-feira passada uma mulher finlandesa em um hotel de Tampere, onde a equipe cubana estava alojada para disputar as partidas da Liga Mundial.

A delegação cubana no Rio incluirá 89 atletas homens e 31 mulheres com uma média de idade de 25 anos, que participarão de 297 provas, sendo que 30% deles participou de Olimpíadas anteriores, detalhou Miranda.

As autoridades do Instituto de Esportes da ilha consideraram que a representação cubana conta com mais possibilidades de ganhar medalhas em esportes como o boxe, a luta, o judô e o atletismo, mas não descartam o taekwondo, a ginástica artística, o remo, a vela e o ciclismo.

Cuba já participou de 19 Jogos Olímpicos com um total de 1.820 atletas e ganhou 208 medalhas, 72 delas de ouro.

Os esportes coletivos que mais medalhas deram a Cuba são o beisebol e o vôlei feminino.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo