Esporte

Campeonato Argentino da 1ª e 2ª divisões será organizado por liga de clubes

Victor R. Caivano/AP
Imagem: Victor R. Caivano/AP

13/07/2016 19h31

Buenos Aires, 13 jul (EFE).- Os clubes argentinos passarão a organizar o Campeonato Argentino da primeira e segunda divisões, já a partir deste ano, conforme foi decidido em votação realizada nesta quarta-feira, por dirigentes de clubes e federações regionais.

Agora, as equipes que estiverem nos dois principais níveis serão as responsáveis pela disputa, através da chamada Superliga, liga que administrará as competições. A Associação de Futebol Argentina (AFA), por sua vez, seguirá a frente da terceira e demais divisões inferiores, e da seleção do país.

"A diretoria (da AFA) acompanhou esse projeto. É uma demonstração de sabedoria. Isso que aprovamos hoje, vai se transformar na refundação do futebol argentino", garantiu Claudio Tapia, vice-presidente da entidade nacional, em entrevista coletiva.

A criação da liga do país foi aprovada por 70 votos a favor e um contrário, de Mario Giammaría, representante da liga da cidade de Rosário, que considera a iniciativa um "suicídio" para o futebol argentino.

"Elegemos o pior modelo de todos para imitar: o espanhol. É um modelo de torneio que ampliou as diferenças entre os clubes grandes e pequenos", lamentou o dirigente.

Os responsáveis pela Superliga irão controlar as verbas públicas que a AFA recebia através do programa 'Fútbol para Todos", pelos direitos de transmissão de todos os jogos da primeira e segunda divisões.

Os dirigentes dos clubes esperam que a comissão montada pela Fifa para regularizar a situação da confederação do país, que é investigada pela justiça por desvio de dinheiro governamental, não se oponha à criação a liga nacional.

O Campeonato Argentino será iniciado em 19 de agosto. Apesar do formato ainda não estar definido, a expectativa é que não haja mudanças com relação ao torneio disputado no primeiro semestre deste ano, com 30 equipes, divididas em dois grupos de 15.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo