Esporte

Festival Naadam reúne "guerreiros" na capital da Mongólia

13/07/2016 06h01

Tamara Gil.

Ulan Bator, 13 jul (EFE).- A capital da Mongólia, Ulan Bator, foi invadida por cavaleiros, arqueiros e lutadores de peso pesado que passeiam pela cidade vestidos com suas roupas coloridas a caminho do campo de batalha para a disputa dos "três jogos do homem".

Esse é o momento do ano no qual o país assume um clima festivo para celebrar, durante três dias, o chamado Festival Naadam, uma série de competições que lembram o império de Genghis Khan e que servem também para comemorar a independência da Mongólia.

Os mongóis acordam cedo para dar as boas-vindas aos soldados que, montados a cavalo e com roupas coloridas de acordo com suas bandeiras - vermelha, azul e com detalhes dourados -, entravam na praça onde está a sede do governo para dar início aos festejos.

Os turistas estrangeiros aproveitavam o evento e se misturavam entre a população local, usando trajes tradicionais na procissão dos soldados desde a praça, no centro da cidade, batizada com o nome de Genghis Khan, até o estádio da capital, palco da festa e do esporte.

"O Naadam é um orgulho", afirmou o cavaleiro aposentado Dugarsuren, descansando acompanhado de sua família em uma área verde nos arredores da sede principal dos Jogos da Mongólia.

Dugarsuren aprendeu a montar cavalo quando criança e sempre deu muita atenção ao evento. Neste ano, ele pôde comparecer graças à paciência de seus netos. "Passaram dois dias na fila para me comprar o ingresso", contou o ex-cavaleiro, contando que percorreu 800 quilômetros para participar da abertura do festival.

Chamado de "os três jogos do homem", o Festival Naadam agora também permite a participação das mulheres, exceto na luta livre. Neste ano, mais pessoas estão na capital da Mongólia, que será sede de todas as competições. Anteriormente, as disputas eram realizada de forma simultânea em outras cidades e também em Ulan Bator.

O estádio da capital foi decorado para que os espectadores se sentissem no meio de uma das batalhas que o exército de Genghis Khan travou em suas conquistas desde a Ásia ao leste da Europa, com o barulho de flechas caindo do céu e dos cavaleiros ao fundo.

Na cerimônia que deu início à competição, os primeiros arqueiros, com uniformes vermelhos e azuis, além do tradicional chapéu mongol, dispararam suas primeiras flechas, em um dia de céu claro e calor.

Nos arredores da capital, cercada de montanhas, tiveram início as primeiras corridas de cavalo de até 30 quilômetros, onde os cavaleiros têm cerca de 10 anos. Para os mongóis, o importante é avaliar a qualidade do animal, não de seu "condutor".

No entanto, o grande evento do festival é a luta de pesos pesados, que se enfrentam sem limite de tempo ou divisões por categorias, até que um dos dois adversários toque o solo com qualquer parte do corpo que não seja os pés ou as mãos.

"O atleta de luta mongol é alguém muito respeitado na Mongólia, é um símbolo de força", explicou à Agência Efe um desses guerreiros, Sambuu Batjargal, durante um intervalo antes de sua batalha.

Muitos pais querem que seus filhos se transformem em um dos lutadores, disse Sambuu, com uma expressão fechada, citando também as competições vencidas por outros atletas do país no exterior.

Alguns daqueles que vencem o Festival Naadam se tornam astros no país. Parte deles, inclusive, arrisca carreira na política. Nas últimas eleições gerais do país, realizadas no último dia 29, três famosos lutadores conseguiram ser eleitos para o parlamento.

Cartazes com as imagens dos principais campeões e um calendário das lutas faziam parte hoje das lembranças do evento que eram vendidos nos arredores do estádio. E, como em qualquer festa tradicional, não faltam outras atrações. Até animadores vestidos de Mickey Mouse estavam presentes, rompendo com o cenário de um dos impérios mais temidos da história do mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo