Esporte

Secretário de Saúde do México se reunirá com delegação do país na Rio 2016

13/07/2016 17h45

Cidade do México, 13 jul (EFE).- O secretário de Saúde do México, José Narro, afirmou nesta quarta-feira que haverá reunião preventiva com a delegação mexicana que virá aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, para falar sobre os riscos do vírus da zika.

"Nos próximos dias, eu mesmo estarei neste encontro, onde espero a presença de um número grande de integrantes da delegação", explicou o representante do governo do país à Agência Efe.

De acordo com Narro, o objetivo é dar informação a atletas, técnicos, dirigentes, como prosseguimento ao trabalho de médicos do serviço de epidemiologia da secretaria de saúde, que já estiveram com funcionários do Comitê Olímpico Mexicano e da Comissão Nacional de Cultura Física e Esporte.

O secretário garantiu que será assegurado aos atletas que todas as "medidas pertinentes para evitar problemas" serão tomadas. Além disso, será entregue material explicativo, por escrito, além de repelentes, aos integrantes da delegação.

Na opinião de Narro, a situação de alerta provocada pelo vírus da zika "é diferente" do que aconteceu com a equipe H1N1 há sete anos no país, principalmente, pela forma de propagação da doença.

"Se a zika se transmitisse por via respiratória, estaríamos em um problema de dimensão maior", avaliou.

Atualmente, segundo o secretário, o México tem registrado 756 casos de zika, sendo 356 deles em grávidas. Destas, 33 tiveram filhos sem "qualquer evidência de alguma anormalidade", como microcefalia.

Sobre as dúvidas de alguns atletas em vir ou não aos Jogos Olímpicos, Narro lembrou que a própria Organização Mundial de Saúde, que decretou alerto pela zika, se pronunciou favoravelmente a realização do evento.

"As pessoas tem que se precaver, e se tomarem as precauções, podem eliminar o risco", garantiu o secretário.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo