Esporte

Apertura mexicano começa com nova cota de estrangeiros e "goleada" argentina

14/07/2016 16h01

Cidade do México, 14 jul (EFE).- O Torneio Apertura do Campeonato Mexicano começa nesta sexta-feira, com nova regra de número de jogadores estrangeiros permitidos por time, agora 20, e com uma "goleada" de argentinos, que serão 60, no duelo contra os brasileiros, que serão apenas nove.

Em uma partida, cada um dos 20 participantes poderá alinhar dez atletas entre os titulares, contra número que variava de quatro a cinco, dependendo da cidade-sede do clube. Além disso, outros dez podem ser inscritos na competição.

O Apertura mexicano terá início com os brasileiros William da Silva, atacante do América, Bruno Pires e Derley, zagueiro e atacante do Jaguares, respectivamente, Mateus, atacante do Pachuca, Tiago Volpi e Camilo, goleiro e atacante do Querétaro, Juninho, zagueiro do Tigres, o homônimo Juninho, meia do Tijuana, e Maikon Leite, atacante do Toluca.

O número poderia ser maior, mas Rafael Sóbis trocou o Tigres pelo Cruzeiro, Fábio Santos deixou o Cruz Azul rumo ao Atlético Mineiro, Danilinho, que atuou no Querétaro, voltou ao Jaguares, mas acabou dispensado, entre outros atletas que deixaram a primeira divisão do país.

O país com mais estrangeiros será a Argentina, com 60 atletas, entre eles, alguns velhos conhecidos do futebol brasileiro, como o meia Rubens Sambueza, do América, o atacante Jonathan Cristaldo, do Cruz Azul, o meia Darío Bottinelli, do Toluca.

Nesta janela, alguns destaques do futebol do país vizinho chegaram ao México, como o goleiro Marcelo Barovero e o lateral-direito Gabriel Mercado, ambos ex-River Plate, que acertaram com Necaxa e Monterrey, respectivamente, e o volante Cristian Erbes, que trocou Boca Juniors por Veracruz.

Outros jogadores que passaram pelo país e atuaram no Brasil são os uruguaios Arévalo Ríos (Jaguares) e Álvaro Navarro (Puebla), o colombiano Dorlan Pabón (Monterrey), o paraguaio Miguel Samudio (América), o equatoriano Fidel Martínez (Pumas), entre outros.

O grande destaque entre a legião de estrangeiros do Campeonato Mexicano, no entanto, não é sul-americano. Se trata do atacante francês André-Pierre Gignac, eleito melhor da temporada passada com a camisa do Tigres, tendo sido campeão no Apertura e artilheiro no Clausura.

Outra novidade da competição que começará nesta sexta-feira é que o Chivas Guadalajara, justamente o único clube que não aceita estrangeiros, contando, no máximo, com atletas naturalizados mexicanos, exibirá todos os jogos como mandante em TV própria, transmitida via internet.

No país, os clubes negociam individualmente com cada canal de televisão. Após o fim do contrato que vigorava até a temporada passada, o clube vermelho e branco decidiu encerrar qualquer negociação, passando a vender a transmissão das partidas em sistema pay-per-view.

A competição será aberta nesta sexta-feira com o duelo entre Tijuana e Morelia. Atual campeão nacional, o Pachuca joga no sábado, recebendo o León. Vice no Clausura, o Monterrey entrará em campo também no segundo dia de disputa, recebendo o Puebla. Outro destaque do sábado é a estreia do América, em casa, contra o Jaguares.

O Tigres, por sua vez, encerra a primeira da 17 rodadas no domingo, em visita ao Santos Laguna.

Os oito primeiros colocados da fase regular, como acontece nos últimos anos, avançam às quartas de final. A partir daí, a competição se torna eliminatória, sempre em ida e volta, até a definição do campeão nacional.

Os dois melhores colocados na etapa inicial, que não estiverem na Liga dos Campeões da Concacaf - no caso, Tigres, Pachuca, Pumas e Monterrey -, garantem vaga na próxima edição da Taça Libertadores, se juntando ao Chivas Guadalajara, que se garantiu por causa do título da Supercopa do México.



Programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Mexicano:.



Sexta-feira.

Tijuana - Morelia.

Sábado.

Querétaro - Veracruz.

Monterrey - Puebla.

Atlas - Toluca.

Pachuca - León.

Necaxa - Cruz Azul.

América - Jaguares.

Domingo.

Pumas - Chivas Guadalajara.

Santos Laguna - Tigres.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo