Esporte

Itália terá delegação mais feminina e Federica Pellegrini como porta-bandeira

18/07/2016 15h01

Roma, 18 jul (EFE).- A Itália apresentou nesta segunda-feira a lista oficial dos 297 atletas que participarão dos Jogos Olímpicos do Rio, que será a mais feminina da história ao contar com 142 mulheres, 47,81% do total.

A convocação italiana para a 31ª edição dos Jogos bateu o recorde com o maior número de mulheres da história.

Além disso, as mulheres representam 47,81% da delegação italiana, o que mostra um aumento com relação à porcentagem de 43,78% na edição de Londres em 2012.

A campeã olímpica de natação Federica Pellegrini representará toda a delegação na cerimônia de abertura, dia no qual completará 28 anos, e será a quinta porta-bandeira italiana após Miranda Cicognani, Sara Simeoni, Giovanna Trillini e Valentina Vezzali.

No total, 29 atletas da lista já conquistaram medalhas olímpicas, como Elisa Di Francisca (ouro individual e por equipe na esgrima em Londres 2012), o boxeador Clemente Russo (prata em Pequim 2008 e Londres 2012), a atleta de tiro Jessica Rossi (ouro em Londres 2012) e Pellegrini (ouro em Pequim 2008).

Por outro lado, uma das baixas mais duras para os italianos é Gianmarco Tamberi do salto em altura, que lesionou o ligamento deltóide no evento Liga Diamente do de Mônaco na sexta-feira.

O italiano estava entre os favoritos para levar uma medalha no Rio, após ganhar e estabelecer o novo recorde italiano (2.39 metros) na competição de Mônaco.

A idade média da delegação italiana é de cerca de 27 anos e caiu ligeiramente com relação à anterior edição (27.27% contra 27.82%).

O esportista mais experiente será o atleta do tiro Giovanni Pellielo, de 46 anos, enquanto a nadadora Sara Franceschi será a mais jovem, ao estrear nos Jogos com apenas 17 anos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo