Esporte

Sem Hulk e com técnicos renomados, Campeonato Russo começa neste sábado

29/07/2016 16h06

Moscou, 29 jul (EFE).- O Campeonato Russo começará neste sábado com mais novidades no banco de reservas que no campo de jogo, já que, com exceção do Zenit São Petersburgo, patrocinado pela Gazprom, os clubes já não têm mais os chamados "petrorrublos" em abundância.

O melhor exemplo de que a recessão no país também repercutiu no futebol é que, ao contrário do que aconteceu nas últimas temporadas, a maior transferência envolvendo uma equipe russa foi uma venda e não uma compra. O atacante Hulk deixou o Zenit rumo ao Shangai SIPG, da China, que desembolsou 55 milhões de euros para contar com o brasileiro.

Após 12 anos à frente do Shakhtar Donetsk, o romeno Mircea Lucescu agora é técnico do time de São Petersburgo, enquanto o espanhol Javi Gracia, que dirigiu o Málaga nas duas últimas temporadas, assumiu o Rubin Kazan.

Além de recuperar o título nacional, perdido na última temporada para o CSKA Moscou, Lucescu, que venceu a Copa da Uefa (atual Liga Europa) de 2009 pelo Shakhtar, recebeu a missão de ir longe na Liga dos Campeões. Na campanha passada, o Zenit caiu nas oitavas de final diante do Benfica.

Vencer o Campeonato Russo é factível, mas o segundo objetivo é mais difícil com a saída do principal jogador. Na tentativa de fortalecer o elenco, a diretoria contratou o meia Giuliano, que estava no Grêmio e é conhecido do treinador romeno do tempo em que defendeu o Dnipro Dnipropetrovsk.

O elenco contra com outro brasileiro, o volante Maurício. O jogador de 27 anos, revelado pelo Fluminense, fez na semana passada o gol do título da Supercopa da Rússia, em que o Zenit bateu o CSKA Moscou.

O atual campeão russo teve como grande baixa o atacante Ahmed Musa, que se transferiu para o Leicester, vencedor do último Campeonato Inglês. Como reposição, foi contratado por empréstimo o grandalhão marfinense Lacina Traoré, de 2m03, junto ao Monaco.

Como Vitinho continua emprestado ao Internacional, o único brasileiro do grupo de atletas dirigido por Leonid Slutsky é o lateral-direito Mario Fernandes, naturalizado russo.

Outras equipes que contam com atletas nascidos no Brasil são o Krasnodar, com os atacantes Ari, Joãozinho e Wanderson; o Krylia Sovetov, com o zagueiro Nadson; o Lokomotiv Moscou, com o atacante Maicon; o Spartak Moscou, com os volantes Fernando e Rômulo; e o FC Ufa, com os atacantes Marcinho e Diego Carlos.

O Rubin, bicampeão em 2008 e 2009, anunciou uma das maiores contratações do país. Gracia contará com o volante Alex Song, que tem passagens por Arsenal e Barcelona e estava no West Ham.



Programação da rodada de abertura do Campeonato Russo 2016/2017:.



Sábado.

Zenit São Petersburgo - Lokomotiv Moscou.

Anzhi - CSKA Moscou.

Rostov - Gazovik Orenburg.

Domingo.

Ural - FC Ufa.

Spartak Moscou - Arsenal Tula.

Terek Grozny - Krylia Sovetov.

Rubin Kazan - Amkar Perm.

Krasnodar - Tom Tomsk.

io/dr

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo