Esporte

Colômbia diz que Chile descumpriu normas da Davis e entra com ação na ITF

01/08/2016 20h07

Bogotá, 1 ago (EFE).- A Federação Colombiana de Tênis apresentou uma queixa formal à Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) acusando o Chile, que ganhou o duelo entre os dois países na Copa Davis, por descumprir de normas da competição, entre elas as relativas às condições da quadra onde a série foi disputada.

Na ação, a Federação Colombiana alega que seus jogadores não tiveram acesso à quadra principal até a hora das partidas e, além disso, não puderam começar a treinar no país com quatro dias de antecedência, como exige o Regulamento da Copa Davis, fato que foi reportado pelo próprio árbitro do confronto à IFT.

O duelo entre chilenos e colombianos foi disputado entre os dias 16 e 17 de julho, em Iquique, que dias antes foi castigada por uma tempestade de areia que afetou a quadra.

"O mal estado e a periculosidade da quadra principal em que fomos obrigados a jogar a série foi reconhecida publicamente, inclusive, pelo presidente da Federação de Tênis do Chile, Ulises Cerda, e pelos próprios jogadores e comissão técnica da equipe chilena", diz o comunicado da Federação Colombiana de Tênis.

Importantes nomes do tênis chileno, como Fernando González, Nicolás Massú e Marcelo Ríos, ex-número 1 do mundo, reconheceram as condições ruins da quadra onde o duelo da Davis foi disputado, completou a nota do órgão colombiano.

O Comitê Executivo e a Comissão Técnica da Federação Colombiana de Tênis adotou então a decisão de apoiar os jogadores da equipe. Além disso, não irá abrir uma investigação disciplinar contra Santiago Giraldo, que reiterou várias vezes que não estava de acordo em jogar a série com as condições apresentadas pela quadra.

Os colombianos ressaltaram o fato de a quadra ter sido construída por uma companhia presidida por Sérgio Elías, membro da direção da ITF e pai do vice-presidente da Federação de Tênis do Chile, Esteban Elías, que renunciou ao cargo por causa da polêmica.

A Colômbia foi derrotada pelo Chile por 3 a 1. A única partida vencida pelo país foi exatamente com Giraldo, que bateu Nicolás Jarry por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-4 e 6-3.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo