Esporte

Morre lutador Chiyonofuji, terceiro máximo campeão da história do sumô

01/08/2016 00h37

Tóquio, 1 ago (EFE).- O ex-lutador de sumô japonês Chiyonofuji, terceiro maior campeão da história deste esporte, morreu neste domingo aos 61 anos de idade vítima de um câncer de pâncreas em um hospital de Tóquio, informou a agência de notícias local "Kyodo".

Chiyonofuji, cujo nome real era Mitsugu Akimoto, foi o primeiro lutador de sumô condecorado com o Prêmio Honra do Povo japonês em 1989 e se situa como o terceiro maior campeão da história deste esporte com 31 vitórias conquistadas entre 1981 e 1990, atrás de Hakuho (37 títulos) e do lendário Taiho (32 títulos).

Apelidado "Wolf" (Lobo), Chiyonofuji, natural de Hokkaido (situado no norte do arquipélago japonês), foi nomeado Yokozuna (grande campeão), a máxima categoria do sumô, após o torneio de Nagoia (centro) de 1981.

Entre suas conquistas estão ter ganhado 53 combates seguidos - a terceira maior sequência registrada desde 1926 -, marco que aconteceu durante o torneio de Kyushu em novembro de 1988, e de ter se transformado no primeiro lutador a ganhar 1.000 combates em 1990.

Chiyonofuji se aposentou em 1991 após o Grande Torneio de Verão com uma carreira de 1.045 vitórias, atualmente a segunda maior da história do sumô.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo