Esporte

Assembleia do COI respalda decisão sobre presença de russos nos Jogos do Rio

02/08/2016 12h45

Natalia Arriaga.

Rio de Janeiro, 2 ago (EFE).- A Assembleia do Comitê Olímpico Internacional (COI) respaldou nesta terça-feira, em maioria, as decisões tomadas pela Executiva da entidade, sobre a participação da Rússia nos Jogos Olímpicos, autorizando que atletas que tenham passado por um "filtro" estejam no Rio de Janeiro.

Houve apenas um voto contra, na 129ª edição da assembleia do COI, à opção de negar a exclusão do país como um todo, a partir dos pedidos feitos pelas agências antidoping mundial (Wada), dos Estados Unidos e Canadá, após a divulgação do relatório McLaren, que apontou a existência de um esquema sistemático patrocinado pelo governo durante os Jogos de Inverno, em Sochi, realizados há dois anos.

Na abertura do encontro, o alemão Thomas Bach, presidente do COI, garantiu não admitir "efeitos colaterais" para atletas que nunca tenham testado positivo para doping, postura que já havia feito a Wada se declarar "decepcionada".

Nos cerca de 30 discursos feitos durante a assembleia, a maioria apoiou a decisão da Executiva do COI e ainda houve críticas direcionadas a Wada, por não ter encontrado o problema antes ou por defenderem o veto total aos russos, apesar dos apelos por unidade entre entidades.

"Não somos organismos que concorremos entre nós. Devemos ser complementares", afirmou o xeque kuwaitiano Ahmad Al-Sabah, presidente da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais.

Na assembleia, Thomas Bach se disse disposto a convocar uma sessão extraordinária para estudar a reforma das políticas antidoping, garantindo que as decisões sobre a Rússia foi "só um passo", e que outros virão após os Jogos do Rio.

"O movimento olímpico está pela vida e a construção de um futuro melhor através do esporte", garantiu o presidente do COI.

O líder do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zukhov, agradeceu por o país não ficar fora dos Jogos e denunciou a existência de "enorme pressão" exercida por alguns governos, o que representa "interferência política no esporte".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo