Esporte

Stepanov reprova COI por não ter tirado atletas da Rússia do Rio 2016

02/08/2016 15h14

Paris, 2 ago (EFE).- Vitaly Stepanov, que, junto com sua esposa, a atleta Yulia Rusanova, denunciou em 2014 o doping institucionalizado na Rússia, criticou o Comitê Olímpico Internacional (COI) por não ter retirado o país por completo dos Jogos do Rio de Janeiro.

Em entrevista ao jornal esportivo francês "L'Équipe", Stepanov, que se refugiou com a família nos Estados Unidos, destacou que o comitê deveria ter castigado "um país culpado de cobrir um doping institucionalizado".

A decisão de deixar com as federações internacionais a responsabilidade de decidir quais atletas russos poderão competir, antes que uma comissão especial criada pelo COI dê a última palavra, não é, na visão de Stepanov, "suficientemente forte".

O denunciante afirmou que desde o começo teve a intenção de dizer a verdade e lamentou não ter tido apoio do comitê internacional, que, em sua visão, não teve coragem de confrontar a Rússia.

"Pode ser que integrantes russos do COI tenham alguns segredos que a instância não quer que sejam compartilhados", disse o ex-integrante da agência estatal antidoping da Rússia, que garantiu ter tido como único objetivo limpar o esporte.

"Se o COI não permite que Yulia vá aos Jogos, muito bem, assumimos a decisão. O que nos custa aceitar é que deixe participar a gente que pertence a um sistema de doping organizado", salientou.

Stepanov, que planeja continuar vivendo nos EUA, disse que não se arrepende de ter trazido o escândalo à tona, e alertou que as trapaças continuarão durante os Jogos Olímpicos do Rio. "Sempre houve atletas dopados, em todas as edições dos Jogos. Não há razão para que seja diferente no Rio", frisou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo