Esporte

Federação Internacional de Vela volta atrás e libera russo para Rio 2016

03/08/2016 16h55

Rio de Janeiro, 3 ago (EFE).- O Conselho Mundial da Federação Internacional de Vela decidiu nesta quarta-feira que o velejador russo Pavel Sozykin, terceiro colocado no Mundial de 2015 na classe 470, poderá participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, após ter sido proibido pela entidade em julho por doping.

Em comunicado, o Conselho argumenta que reconsiderou sua decisão inicial "após ter recebido a orientação adicional do Comitê Olímpico Internacional (COI)" a respeito da participação de atletas da Rússia envolvidos em assuntos de doping.

Os dirigentes da Federação Internacional de Vela (Isaf) afirmaram que a decisão foi tomada por unanimidade dos integrantes do Conselho e enviada por escrito ao COI, ao Comitê Olímpico da Rússia e à Federação Russa de Vela.

A Isaf afirma que a participação ainda deve ser confirmada pelo COI, mas que a circular divulgada na terça-feira às federações internacionais com relação ao Relatório McLaren feito pela Agência Mundial Antidoping (Wada) detalha que um atleta não deve ser considerado "implicado" se o relatório não implicar diretamente o investigado com substâncias proibidas.

O Conselho Mundial de Vela também afirma que o velejador russo teve pelo menos dois exames antidoping posteriores sem resultados adversos.

A Federação Internacional de Vela declarou Sozykin inelegível para os Jogos Olímpicos no final de julho devido aos critérios estabelecidos em princípio pelo COI.

Sozykin, junto com Denis Gribanov, foi terceiro colocado no Mundial de 470 disputado em 2015, em Haifa (Israel), e estava inscrito para competir no Rio até ser excluído e agora novamente autorizado.

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou na terça-feira o recurso apresentado por 17 remadores russos contra a sanção imposta pela Federação Internacional de Sociedades de Remo (Fisa) e confirmou a punição, o que os impede de participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo