Topo

Esporte

Fina volta atrás e libera participação de Lobintsev e Morozov no Rio 2016

04/08/2016 13h53

Moscou, 4 ago (EFE).- A Federação Internacional de Natação (Fina) voltou atrás em sua primeira decisão e anunciou nesta quinta-feira que os nadadores Nikita Lobintsev e Vladimir Morozov estão liberados para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, assim como outros 29 atletas da Rússia.

A participação de todos eles estava sob análise devido ao escândalo de doping no país. A situação de Lobintsev, prata no revezamento 4x200 metros livre em Pequim 2008 e bronze no 4x100 metros livre em Londres 2012, e Morozov, que também estava na equipe terceira colocada na capital britânica era mais delicada. Isso porque a Fina havia anunciado que os dois estavam banidos dos Jogos por terem descumprido os requisitos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em matéria de antidoping.

Ambos então recorreram à Corte Arbitral do Esporte (CAS) e foram liberados, como confirmaram tanto a federação russa quanto os representantes dos desportistas.

Quem também apelou à CAS foram as nadadoras Yulia Efimova e Daria Ustinova, mas seus casos ainda estão sob análise. Pesou a favor de Lobintsev e Mozorov o fato de treinarem nos Estados Unidos, e a agência antidoping local não colocou empecilho em sua participação.

Entre os 31 liberados, não aparecem Natalia Lovtsova e Mikhail Dovgalyuk, que não recorreram, nem Anastasia Krapivina, que continua excluída.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte