Esporte

Juan Antonio Samaranch Jr. e Ugur Erdener são eleitos vice-presidentes do COI

04/08/2016 13h14

Rio de Janeiro, 4 ago (EFE).- O espanhol Juan Antonio Samaranch Jr. e o turco Ugur Erdener foram eleitos nesta quinta-feira no Rio de Janeiro como novos vice-presidentes do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Samaranch Jr. foi escolhido com 69 votos a favor e seis contra, já Erdener foi confirmado no cargo com 60 aprovações e 18 votos contrários.

Em outras decisões adotadas durante a 129ª sessão da entidade, o guatemalteco Willi Kaltschmitt e o ucraniano Serguei Bubka prolongaram por mais quatro anos, até 2020, a filiação com a Comissão Executiva.

Havia duas vagas nas vice-presidências do COI e, em princípio, três candidatos, mas o suíço Denis Oswald desistiu de concorrer antes do início da votação.

"Samaranch e Erdener já estão na Comissão Executiva e é legítima sua ambição de ocupar uma vice-presidência. Por isso, retiro minha candidatura e me candidato apenas a membro da Executiva", disse Oswald.

Juan Antonio Samaranch Jr., filho do antigo presidente do COI, que exerceu a função entre 1980 e 2001, é membro da entidade desde 2001 e da Executiva desde 2012. Erdener, no COI desde 2008, entrou na Executiva em 2014.

Ambos formam atualmente, junto à alemã Claudia Bokel, a comissão encarregada pelo COI de validar definitivamente a participação dos atletas russos no Rio de Janeiro.

Samaranch e Erdener passarão a ocupar os cargos ao término dos Jogos Olímpicos e substituirão o marroquino Nawal El Moutawakel e o britânico Craig Reedie, que ainda cumprem mandato. Os outros vice-presidentes são o australiano John Coates e o chinês Zaiqing Yu.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo