Destaques das competições masculinas dos Jogos do Rio

Rio de Janeiro, 5 ago (EFE).- Confira alguns dos atletas mais esperados nos Jogos do Rio:.



.1. Usain Bolt (JAM, 29 anos). Atletismo.

Disputando sua terceira Olimpíada, o jamaicano Usain Bolt é o grande favorito nas provas dos 100 e 200 metros rasos, além de integrar o forte revezamento dos 4x100 metros do país caribenho. Bicampeão olímpico e recordista mundial nas três provas, o sempre carismático Bolt é garantia de show à parte para público. Não seria exagerado dizer que ele é a principal estrela dos Jogos desse ano, principalmente no atletismo, marcado por vários casos de doping recentemente.



.2. Neymar (BRA, 24). Futebol.

Craque do Barcelona e maior estrela da seleção Brasileira principal, Neymar terá a responsabilidade de liderar o time olímpico do Brasil em busca da tão esperada e inédita medalha de ouro. Depois dos 7 a 1 impostos pela Alemanha na semifinal da Copa de 2014, em pleno Mineirão, e da melancólica participação na Copa América Centenária deste ano, na qual foi eliminada ainda na primeira fase, a seleção brasileira espera retomar o caminho das vitórias no torneio olímpico. Para isso, precisará contar mais do que nunca com o talento de Neymar que, há quatro anos, não foi o suficiente para superar o México na final dos Jogos de Londres.



.3. Kevin Durant (EUA, 27). Basquete.

Após protagonizar a grande negociação da NBA, ao se transferir do Oklahoma City Thunders para o Golden State Warriors, o ala Kevin Durant é a principal estrela da sempre favorita seleção americana. Com as ausências de Lebron James e Stephen Curry, ele terá a responsabilidade, junto de nomes de peso como Carmelo Anthony, Kyrie Irving, Klay Thompson e Draymond Green, de conduzir os Estados Unidos a habitual medalha de ouro, já conquistada por ele uma vez, há quatro anos, em Londres.



.4. Michael Phelps (EUA, 31). Natação.

A grande estrela olímpica da história, com 18 medalhas de ouro e 22 no total - recorde absoluto -, atrairá os olhos do público para a piscina, mais uma vez, no Rio. Aos 31 anos, após breve pausa, Phelps voltou com tudo nas seletivas norte-americanas, retornado ao lugar de destaque em que sempre esteve acostumado a figurar.



.5. Novak Djokovic (SER,29). Tênis.

O sérvio Novak Djokovic, número 1 do ranking mundial da ATP, chega ao Rio como favorito, apesar da sombra do tenista espanhol, Rafael Nadal, medalhista de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008. Vencedor em Roland Garros e do Aberto dos Estados Unidos nessa temporada, e detentor de 66 títulos no circuito profissional, o sérvio busca nos Jogos do Rio sua primeira medalha de ouro olímpica.



.6. Kohei Uchimura (JAP, 27). Ginástica.

Dominante desde 2009 no concurso completo individual, os seis títulos consecutivos que soma e o ouro conquistado em Londres fazem do japonês o indiscutível favorito na ginástica. O desafio no Rio é conquistar o bicampeonato, algo realizado pela última vez pelo também japonês Sawo Sato, nos Jogos de Munique de 1972. Somando campeonatos mundiais e olímpiadas, Uchimura já conquistou 20 medalhas na modalidade.



.7. Chris Froome (GBR, 31). Ciclismo.

Medalhista de bronze em Londres na prova de tempo e atual campeão do Tour de France, prova mais famosa do ciclismo mundial, o queniano natrualizado britânico vai em busca do ouro em uma prova feita à sua medida: duríssima e para escaladores. Junto dos companheiro Bradley Wiggins e Mark Cavendish, ele também integra a forte equipe britânica na competição contrarrelógio.



.8. Mohammed 'Mo' Farah (GBR, 33). Atletismo.

Há poucos dias em Londres, o somaliano naturalizado britânico correu os 5 mil metros abaixo dos 13 minutos e deixou claro que chegou ao Rio para repetir o desempenho obtido em Londres, há quatro anos, quando conquistou a medalha de ouro nesssa e na prova dos 10 mil metros. Incontestável até para os atletas africanos, Farah lidera a forte equipe britânica e ostenta no currículo 5 medalhas de ouro em campeonatos mundiais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos