Esporte

Kerry diz no Rio que o esporte vai "além" das fronteiras

05/08/2016 21h19

Rio de Janeiro, 5 ago (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, afirmou nesta sexta-feira no Rio de Janeiro que o esporte vai "além" das fronteiras e que os Jogos Olímpicos de 2016 são um "momento de união" para que as pessoas consigam realizar seus ideais.

"Os Jogos Olímpicos são um momento de união, no qual as pessoas querem ideais e querem ver esses ideais realizados. O esporte tem a capacidade de ir além de fronteiras, gênero, nacionalidade, raça", declarou Kerry em entrevista coletiva após um encontro com o ministro das Relações Exteriores José Serra.

Kerry parabenizou o Brasil pelos "grandes esforços" na realização dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul e comentou que as competições aproximam os países.

Sobre as relações bilaterais, o secretário afirmou que Estados Unidos e Brasil "têm muito para realizar juntos" e comentou sobre as possibilidades de ampliar mais o comércio, como ocorreu esta semana com o acordo para a exportação de carne bovina para o mercado americano.

Para Kerry, a crise política interna brasileira dos últimos anos "impediu que as relações florescessem", mas destacou os avanços em temas como a mudança climática e por isso espera que o Brasil ratifique em setembro o tratado assinado no ano passado na Conferência das Partes da ONU sobre a Mudança Climática (COP21), em Paris.

O desafio para combater o vírus da zika e o apoio ao combate à corrupção foram outros dos temas abordados na reunião entre Kerry e Serra, segundo um comunicado da presidência do Brasil.

Sobre a situação na Venezuela, Kerry afirmou que a experiência compartilhada entre todas as Américas mostra que "a justiça pode superar a impunidade" e que a proteção dos direitos de qualquer pessoa constitui "a marca de uma democracia genuína".

Na entrevista coletiva oferecida no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro, Kerry também mostrou descontração ao brincar dizendo que a vida "fica melhor depois de uma caipirinha".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo