Topo

Mourinho critica Cristiano Ronaldo na final da Euro: "Perdeu o controle"

Mourinho e Cristiano Ronaldo se estranharam nos tempos de Real Madrid - AFP PHOTO/ Jaime REINA
Mourinho e Cristiano Ronaldo se estranharam nos tempos de Real Madrid Imagem: AFP PHOTO/ Jaime REINA

05/08/2016 13h35

 O técnico José Mourinho insinuou que a postura de Cristiano Ronaldo com a camisa de Portugal na final da Eurocopa não foi correta e avaliou que o jogador do Real Madrid "perdeu um pouco o controle emocional".

Em entrevista ao canal português "Sport TV", o técnico do Manchester United apresentou ressalvas sobre o papel de Ronaldo na final disputada contra a França, na qual o atacante permaneceu quase todo o tempo no banco de reservas por causa de uma lesão.

A crítica principal foi direcionada à atitude do jogador nos minutos finais do duelo, nos quais Cristiano ficou em pé na área técnica dando instruções a seus companheiros.

"Ele perdeu um pouco o controle emocional. Não fez nenhum mal, mas acho que também não acrescentou nada", disse o treinador, que trabalhou com Cristiano Ronaldo no Real Madrid entre 2010 e 2013, período no qual ocorreram muitos atritos entre os dois.

A postura do atleta já foi criticada por outros nomes, como o ex-jogador Antônio Simões, que considerou a postura de Ronaldo na decisão da Eurocopa uma intromissão no trabalho de Fernando Santos, o comandante da equipe lusitana.

"De fora, acho que a contribuição dele naqueles últimos minutos foi nula. Quem jogou foram os onze que estavam lá dentro. E quem guiou a equipe foi o treinador", acrescentou Mourinho.

No entanto, o próprio Fernando Santos comentou a polêmica e defendeu Ronaldo em julho, pouco depois do título.

"Como tinha muitas ordens para dar, recorri a ele, como também recorri aos meus auxiliares, para dizer a (Ricardo) Quaresma para fechar o espaço deixado por Raphael Guerreiro", explicou o treinador, que disse nunca ter sentido sua autoridade na função "diminuída" pelo jogador.

Segundo ele, Cristiano Ronaldo não tentou ocupar seu lugar como técnico e apenas "exteriorizou" seu nervosismo de uma maneira diferente.