Esporte

Rússia afirma que 9 dos 11 jogadores investigados por doping estão "limpos"

05/08/2016 09h01

Moscou, 5 ago (EFE).- O ministro de Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, afirmou nesta sexta-feira que nove dos 11 jogadores investigados pela Fifa como suspeitos de doping por serem citados no relatório divulgado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) deram negativo em testes.

"Nós só recebemos as amostras, não os sobrenomes, só o número. A resposta enviamos à Fifa: de 11 jogadores, nove deram negativo", disse Mutko, presidente da União de Futebol da Rússia (UFR) na época em que o doping teria ocorrido, à imprensa local.

"A UFR não tem nada a ver com isso. Não se deve tentar assustar a federação russa com ameaças", destacou Mutko.

A Fifa anunciou nesta semana que abriu uma investigação por doping no futebol russo, um caso no qual estariam envolvidos 11 jogadores citados no relatório McLaren, realizado a pedido da Wada.

São eles Sergei Petrov (Krasnodar), Ruslan Kambolov (Rubin Kazan), Pavel Solomatin e Sergey Yevtushenko (Dínamo de Moscou), Yegor Generalov (Dínamo São Petersburgo), Ivan Knyazev (Riga), Ilya Zúev (Zenit São Petersburgo), Mikhail Mishchenko (Sibir), Yegor Nikulin (Spartak Moscou). Completando os 11 nomes, há também as atletas Kamila Alexéyeva (CSP) e Ekaterina Maslak (Yesisei).

Ekaterina Maslak já tinha sido suspensa por doping por 2 anos em outubro de 2014, acusada de violar as regras da Wada.

O vice-presidente da UFR, o ex-jogador Nikita Simonian, afirmou que a investigação é uma manobra dos Estados Unidos e do Reino Unido de tirar da Rússia o direito de sediar a Copa do Mundo de 2018.

Já Mutko negou categoricamente que estava envolvido no encobrimento do esquema de doping no futebol do país, como sugere o relatório realizado a pedido da Wada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo