Esporte

Prata no tiro, Felipe Wu ganha 1ª medalha do Brasil e quebra jejum de 96 anos

06/08/2016 16h48

Rio de Janeiro, 6 ago (EFE).- Encerrando um jejum de 96 anos do Brasil sem ganhar uma medalha no tiro esportivo em Jogos Olímpicos, Felipe Wu conquistou neste sábado a prata na prova de pistola de ar 10m, no complexo de Deodoro, e tornou-se o primeiro atleta do país a subir ao pódio no Rio 2016.

O ouro ficou com o vietnamita Hoang Xuan Vinh, que ocupava a segunda posição na final até ultrapassar Felipe com um tiro certeiro. O brasileiro totalizou 202,1 pontos, pouco menos que os 202,5 do novo campeão olímpico.

Completou o pódio, com a medalha de bronze e 180,4 pontos, o chinês Wei Pang, que havia triunfado nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e chegou ao Rio de Janeiro como um dos favoritos.

Outro grande nome da competição era o sul-coreano Jin Jong-Oh, campeão em Londres, em 2012, e dono de cinco medalhas olímpicas, que terminou na quinta posição, atrás do eslovaco Juraj Tuzinsky.

O primeiro eliminado da fase final foi o indiano Jitu Rai, na oitava posição. O sétimo lugar ficou com o russo Vladimir Gontcharov, e o italiano Giuseppe Giordano terminou em sexto.

O Brasil não conquistava uma medalha no tiro desde a edição de 1920, na Antuérpia, na Bélgica. Na ocasião, Guilherme Paraense foi ouro no tiro rápido 25m, Afrânio da Costa levou a prata na pistola livre 50m e a equipe nacional faturou o bronze na pistola militar 50m.

Além de bater gigantes até a prata, Felipe Wu começou mal a fase de classificação e mostrou uma reação incrível para terminar na sétima posição e garantir a vaga na final, que reunia os oito melhores. O outro brasileiro na prova, Julio Almeida, foi eliminado ainda na fase classificatória, mas com um bom papel, terminando em 13º lugar.

Líder do ranking mundial da prova e campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, Wu sempre se manteve entre os três primeiros colocados na final.

Após subir ao segundo degrau do pódio e ouvir o hino do Vietnã, o paulistano, com a prata no pescoço, presenciou a torcida da casa cantar o Hino Nacional Brasileiro antes de deixar o local de competição.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo