Esporte

Judoca conquista 1ª medalha do Kosovo na história dos Jogos Olímpicos

07/08/2016 19h48

Rio de Janeiro, 7 ago (EFE).- A judoca Majlinda Kelmendi conquistou para o Kosovo sua primeira medalha em Jogos Olímpicos ao derrotar a italiana Odette Giuffrida neste domingo e levar o ouro na final da categoria meio-leve (até 52 quilos).

A bicampeã da Europa (2014 e 2016) e do mundo (2013 e 2014), porta-bandeira da equipe kosovar na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ratificou sua superioridade sobre o tatame amarelo da Arena Carioca 2.

Há quatro anos, nos Jogos de Londres, Majlinda havia competido sob a bandeira da Albânia, mas, após o Kosovo ser reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional em dezembro de 2014, decidiu modificar sua nacionalidade.

No Rio de Janeiro se proclamou campeã do mundo em 2013 e nessa cidade repetiu a conquista, desta vez olímpica, em um dia histórico para o Kosovo, que pela primeira vez faz parte do maior evento esportivo do calendário internacional.

A vitória de Majlinda também transforma o Kosovo no 100º país a obter uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.

Além da campeã Kelmendi e da prata de Giuffrida, o pódio da categoria meio-leve foi completado pela japonesa Misato Nakamura e a russa Natalia Kuziutina - as duas ficaram com o bronze.

Em uma das disputas pelo bronze, a brasileira Érika Miranda foi derrotada por Nakamura no golden score.

Já na categoria meio-leve (até 66 quilos) entres os homens, o ouro ficou com o italiano Fabio Basile, de apenas 21 anos, que venceu o sul-coreano An Baul com um ippon com pouco mais de um minuto de luta.

As medalhes de bronze, por sua vez, ficaram com o uzbeque Rishod Sobirov e o japonês Masashi Ebinuma.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo