Topo

Esporte

Rafaela Silva vence romena no 'golden score' e vai disputar o ouro no judô

08/08/2016 16h34

Lucas de Vitta.

Rio de Janeiro, 8 ago (EFE).- Com um wazari espetacular no 'golden score' (repescagem em que um ponto rende a vitória), a judoca Rafaela Silva derrotou a romena Corina Caprioriu, medalha de prata em Londres 2012, nas semifinais da categoria leve (até 57kg) e vai buscar nesta segunda-feira o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Em uma das lutas mais tensas dos três dias de competições do judô na Arena Carioca 2, Rafaela, para o delírio da torcida, foi cautelosa durante parte do duelo e fulminante quando necessário. E com pouco mais de três minutos de tempo extra, aplicou um belo osoto-gari na adversária para confirmar a vitória.

Assim como nas quartas de final, a brasileira soube administrar a luta contra uma experiente rival. Caprioriu começou buscando mais o combate, mas a arbitragem puniu ambos com um shido perto do primeiro minuto do duelo. Depois, a brasileira reagiu e conseguia evitar todas as investidas da rival. Em vários momentos, a torcida vaiou o árbitro principal e a adversária da brasileira, exigindo uma nova punição por falsas entradas.

No duelo pelo lugar mais alto do pódio, a carioca da Cidade de Deus, comunidade que fica a oito quilômetros da arena que recebe o judô nos Jogos Olímpicos, vai enfrentar Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, atual líder do ranking mundial e medalhista de bronze no Mundial de Astana em 2015, no qual venceu a campeã olímpica em 2012, a japonesa Kaori Matsumoto.

Rafaela lutou em cinco oportunidades contra sua adversária pelo ouro. O último confronto entre elas ocorreu em fevereiro desde ano, no Grand Prix de Paris. Na semifinal, a brasileira perdeu por ippon, para depois conquistar o bronze.

A única vitória, porém, ocorreu em uma decisão. Em 2015, Rafaela superou Dorjsuren na final do Grand Prix de Düsseldorf, também por ippon, e faturou o ouro.


Rio de Janeiro, 8 ago (EFE).- Com um wazari espetacular no 'golden score' (repescagem em que um ponto rende a vitória), a judoca Rafaela Silva derrotou a romena Corina Caprioriu, medalha de prata em Londres 2012, nas semif","image":"","date":"08.08.2016 16h39","kicker":"EFE"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="esporte/esporte">

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte