Esporte

Bandeiras da China serão trocadas após queixas por erro no desenho

09/08/2016 07h13

Pequim, 9 ago (EFE).- Torcedores e o Comitê Olímpico da China se queixaram sobre o desenho inadequado das bandeiras nacionais de seu país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o que obrigou ao Comitê Organizador Rio 2016 a trocá-las por umas novas, informou nesta terça-feira o jornal oficial "China Daily".

A falha do projeto, nas estrelas amarelas que fazem parte do símbolo, foi detectado primeiro por telespectadores chineses nas cerimônias de entrega de medalha de seus atletas, onde se içam as bandeiras no pódio enquanto toca o hino do país do vencedor.

A bandeira nacional chinesa oficial mostra uma grande estrela amarela (símbolo do Partido Comunista) cercada de outras quatro menores rodeiam por um flanco e em distinta posição, como "olhando" cada uma delas para a estrela maior com um de seus raios.

No entanto, no desenho utilizado nos Jogos do Rio, as estrelas menores eram paralelas umas com outras, como nas bandeiras dos Estados Unidos e da União Europeia.

"Você tem que estar muito familiarizado com a bandeira chinesa para perceber (a falha)", afirmou Mario Andrada, porta-voz do Comitê Organizador Rio 2016, que pediu desculpas e prometeu corrigir o erro após as queixas chinesas.

Após queixas dos torcedores chineses pelas redes sociais, o cônsul da China no Rio de Janeiro, Song Yang, entrou em contato com o Comitê Organizador para pedir uma "correção imediata".

Não é a primeira vez que as bandeiras em Jogos Olímpicos criam polêmica: Em Londres 2012, uma gigantesca bandeira da Coreia do Sul foi mostrada para representar em um jogo de futebol feminino à seleção de teu grande antagonista, Coreia do Norte, que enfrentava a Colômbia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo