Topo

Brasil supera Espanha no fim e consegue vitória crucial no basquete masculino

09/08/2016 17h10

Rio de Janeiro, 9 ago (EFE).- Se na estreia nos Jogos Olímpicos, contra a Lituânia, a seleção brasileira masculina de basquete foi irreconhecível no primeiro tempo e, depois do intervalo, com muita garra, quase conseguiu tirar uma desvantagem de 29 pontos, nesta terça-feira os comandados de Ruben Magnano se mostraram focados desde o início do duelo com a poderosa Espanha e arrancaram, nos últimos segundos, uma vitória crucial por 66 a 65 pela segunda rodada do grupo B, na Arena Carioca 1.

O triunfo foi importante não só para as pretensões de classificação do Brasil para as quartas de final devido à derrota para os lituanos, mas também para evitar a quarta colocação da chave e um provável confronto com os Estados Unidos logo na próxima fase. Por outro lado, como também haviam perdido na estreia - para a Croácia -, a atual medalhista de prata olímpica e campeã europeia Espanha ficou em uma situação preocupante.

Pau Gasol, com 13 pontos, foi o cestinha da partida, mas falhou na reta final da partida, restando 23 segundos, ao errar dois lances livres em uma jogada que poderia ter dado aos espanhóis uma vantagem de três pontos quando venciam por 65 a 64.

Na saída de bola, Marcelinho Huertas, o maior pontuador do Brasil, com 11, tentou um jump shot para igualar o marcador, e a bola bateu no aro. Mas Marquinhos, que fez dez pontos no jogo, aproveitou o rebote com um tapinha para virar o placar para o resultado definitivo.

Outro destaque do Brasil foi o pivô Augusto Lima, com nove pontos e 10 rebotes.

Pela terceira rodada, o Brasil voltará à quadra nesta quinta-feira, às 14h15 (de Brasília), contra a Croácia. A Espanha enfrentará a Nigéria, às 19h.