Topo

Brasileiras repetem Pequim e ficam com 8º lugar por equipes; EUA são ouro

09/08/2016 18h19

Rio de Janeiro, 9 ago (EFE).- A equipe feminina do Brasil de ginástica artística terminou na oitava colocação a final desta terça-feira nos Jogos Olímpicos do Roio de Janeiro, em que as americanas confirmaram o franco favoritismo e conquistaram o bicampeonato até com certa facilidade, enquanto russas e chinesas ficaram com prata e bronze, respectivamente.

A equipe da casa fechou a participação hoje com apresentação nas barras paralelas assimétricas, exercício em que o país não conta com especialistas. Rebeca Andrade, com 14.900 pontos, Jade Barbosa, com 14.391, e Lorrane dos Santos, com 14.166, passaram sem erros.

A pontuação baixa, no entanto, fez com que Alemanha e Holanda voltassem a ultrapassar o Brasil, que assim, repetiu o desempenho dos Jogos de Pequim, na única vez que as mulheres do país alcançaram uma final.

Com isso, o desempenho de ontem, da equipe masculina, é o melhor da história do país na ginástica artística. Arthur Nory, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barreto e Sérgio Sasaki terminaram no sexto lugar, em disputa vencida pelo Japão.

Hoje, a competição por equipes acabou sendo fechada justamente pela grande estrela da modalidade, a americana Simone Biles, que se apresentou no solo, arrancando aplausos de toda a Arena Olímpica do Rio, em maioria formada por brasileiros.

A torcida americana, no entanto, fez bastante barulho durante toda a final, e chegou a soltar gritos de "USA, USA". A empolgação gerou um duelo, com os donos da casa respondendo com "Brasil, Brasil".

Este foi o segundo título consecutivo dos Estados Unidos por equipes, novamente com facilidade, já que há quatro anos, as ginastas superaram a Rússia com pouco mais de cinco pontos de vantagem.