Topo

Diretor de atletas do Quênia é preso por envolvimento em esquema de doping

11/08/2016 09h47

Nairóbi, 11 ago (EFE).- O diretor técnico da equipe de atletismo do Quênia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Michael Rotich, foi preso em Nairóbi após a divulgação de uma gravação que revela que ele estava disposto a aceitar dinheiro para fazer alertas antecipados sobre exames antidoping.

Rotich permanecerá sob custódia da polícia durante quatro semanas na capital do Quênia, após ter deixado o Brasil na última terça-feira e detido no aeroporto internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi, informou hoje a imprensa local.

A polícia investiga uma gravação na qual o diretor se mostrava disposto a avisar um técnico britânico sobre a realização de exames antidoping em troca de um pagamento de 10 mil libras (R$ 40,8 mil).

Segundo a juíza que ordenou a prisão de Rotich, as acusações contra ele são "graves, já que dão uma má reputação ao esporte do país, uma potência esportiva respeitada", diz o jornal "Daily Nation". O diretor negou as acusações e afirmou que luta contra o doping durante os 40 anos que dedica à profissão.

A gravação que originou as acusações contra Rotich, realizada pelo jornal britânico "Sunday Times" e pela emissora alemã "ARD", é um novo golpe contra a reputação esportiva do Quênia, que tem se envolvido em denúncias de doping nos últimos meses.

O Quênia aprovou em abril uma nova lei antidoping depois que a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) ter feito um ultimato. Dessa forma, o país evitou possíveis punições, que poderiam inclusive tirar os atletas dos Jogos do Rio de Janeiro.