Topo

Phelps vai à final dos 200m medley em 1º; Thiago avança e Henrique fica fora

11/08/2016 00h04

Rio de Janeiro, 10 ago (EFE).- O mito Michael Phelps venceu na noite desta quarta-feira com autoridade uma série semifinal com adversários de alto calibre como o também americano Ryan Lochte e o brasileiro Thiago Pereira e garantiu vaga na final dos 200m medley nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com o melhor tempo no total das duas baterias, mostrando que tem grandes chances de conquistar a 22ª medalha de ouro de sua carreira no megaevento esportivo.

Phelps completou a segunda bateria da semifinal em 1min55s78, com amplo domínio sobre os rivais, especialmente a partir da virada dos 50 metros, quando era o terceiro colocado, atrás de Thiago, que liderava, e do velho conhecido Lochte.

Pouco após a penúltima virada, a dos 100 metros, Phelps ultrapassou os dois e administrou a vantagem atpe o fim. Apesar de ter sido meio segundo mais veloz que Lochte, que fez o segundo tempo mais rápido da bateria e das duas sessões (1min56s28), pareceu inclusive não ter se esforçado 100%. Coisas de um autêntico fenômeno do esporte, que se desconstruiu devido a atitudes turbulentas fora das piscinas e chegou a abandonar os treinos, mas que ressurgiu com grande força.

Thiago Pereira, que nas eliminatórias havia feito o quinto melhor tempo (1min58s63), desta vez o baixou em um segundo e meio e foi o terceiro na soma das semifinais (1min57s11), também se classificando para a final. Já Henrique Barbosa, que ficou em quarto na primeira série, piorou seu tempo da eliminatória, que foi de 1min58s56, para 1min59s23, apesar do grande apoio da torcida brasileira presente ao Estádio Aquático Olímpico, e acabou fora da disputa pelo ouro, terminando em nono.