Topo

Riner consegue vitória no último segundo e vai disputar 2º ouro olímpico

12/08/2016 16h51

Rio de Janeiro, 12 ago (EFE).- Oito vezes campeão mundial, bronze em Pequim 2008 e ouro em Londres 2012, além de invicto desde setembro de 2010, o francês Teddy Riner quase foi surpreendido pelo israelense Or Sasson na semifinal da categoria pesado (mais de 100kg) nos Jogos Olímpicos, mas conseguiu uma vitória no último segundo de luta.

Riner, que normalmente domina suas lutas pela vantagem física que tem sobre os adversários da categoria, encarou um oponente forte, que o pressionou durante quase todos os cinco minutos de combate na Arena Carioca 2.

A torcida francesa, que lota as arquibancadas para torcer por mais um ouro do porta-bandeira da delegação do país na Cerimônia de Abertura, ficou em silêncio durante boa parte do tempo, sendo ofuscada pela vibração dos israelenses.

O francês começou pressionando Sasson, que foi punido por falta de combatividade com pouco mais de um minuto de luta. Em desvantagem no placar, o israelense partiu para cima do multicampeão e encurralou Riner no tatame do Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Sasson quase conseguiu um ippon com três minutos de luta, mas o francês foi esperto ao girar o corpo e cair com o peito no chão. Seguiu pressionando e conseguiu empatar a luta, ao forçar um shido contra Riner, que estava acuado e vivia uma das lutas mais complicadas de sua carreira.

Mas não é a toa que Riner é o principal nome do judô na história. Quando tudo indicava que a luta ia para o 'golden score', a morte súbita da modalidade, o francês tirou um ippon da cartola. Com um segundo no cronômetro, acertou um sumi-gaeshi e venceu o duro duelo, garantindo presença em mais uma final olímpica.