Topo

Talita e Larissa sofrem, mas vencem suíças de virada e vão às semifinais

14/08/2016 18h29

Rio de Janeiro, 14 ago (EFE).- Talita e Larissa sofreram muito, mas passaram neste domingo, de virada, pelas surpreendentes suíças Joana Heidrich e Nadine Zumkehr, e se garantiram nas semifinais do vôlei de praia dos Jogos Olímpicos, para delírio da torcida que compareceu em bom número à arena montada na Praia de Copacabana.

A dupla brasileira levou a melhor por 2 sets a 1, com parciais de 21-23, 27-25 e 15-13, em uma hora e dez minutos de confronto, avançando para encarar as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, que mais cedo passaram pelas canadenses Sarah Pavan e Heather Bansley por 2 sets a 0, com duplo 21-14.

O jogo teve momentos de drama, já que as jogadoras da casa tiveram que salvar três set points no segundo set. As suíças, longe de ostentarem a condição de favoritas, foram se aproveitando dos muitos erros das brasileiras e venderam caro a derrota.

O primeiro set pode ser descrito como um verdadeiro jogo de gato e rato, já que as brasileiras conseguiam abrir três pontos de vantagem, como em 4-1 e 7-4, mas as rivais conseguiam buscar a igualdade, na primeira ocasião em 4-4, depois em 9-9.

Com dois erros de ataque, primeiro de Larissa e depois de Talita, as suíças conseguiram virar e colocar dois pontos de frente. Aí foi a vez da dupla da casa ir atrás das adversárias, deixando o placar em 11-11.

O duelo seguiu com Hiedrich e Zumkehr conseguindo colocar dois pontos de frente e as brasileiras correndo atrás do empate, até Larissa conseguir um ace, fazendo 17-16. As suíças conseguiram virar o placar logo na sequência e chegaram a fazer 20-18, em dois set points salvos pela dupla da casa.

No fim, prevaleceu a regularidade da dupla europeia, que levou a melhor por 23-21, encerrando uma sequência de 11 jogos sem sets perdidos pelas brasileiras, nos Jogos Olímpicos e também na etapa de Gstaad, justamente na Suíça.

Talita e Larissa também começaram o segundo set o abrindo 4-1, como fizeram na parcial inicial. De novo, no entanto, permitiram a reação de Hiedrich e Zumkehr, que fizeram quatro pontos seguidos, virando o marcador.

As brasileiras de novo foram buscar a dianteira, mostrando mais segurança nos ataques, controlando o placar, chegando a abrir três pontos de frente, em 11-8. Incansáveis, as suíças seguiram frias e determinadas, virando em 13-12.

As jogadoras da casa voltaram à frente, mas no 14º ponto, especialmente, Zumkehr resolveu parar o jogo, reclamando de um toque na rede de Larissa, sem sucesso. O lance, no entanto, esfriou a dupla do Brasil, que não se encontrou até o finzinho do set.

Com um bloqueio espetacular, Talita empatou tudo em 19-19, fazendo explodir a torcida, que se mostrava muito tensa. Mais uma vez, repetindo o primeiro set, ninguém conseguiu fechar em 21 pontos, estendendo o confronto.

O que já era emocionante virou espetacular, com rallys, bolas impossíveis sendo salvas. Os pontos foram se acumulando e a arena montada em Copacabana balançando cada vez mais, até que as brasileiras, com mais um bloqueio de Talita, fecharam em 27-25.

O tie-break foi o primeiro set em que as suíças largaram melhor, com 3-1, mas logo foram caçadas pelas donas da casa, que chegaram à virada em 6-5, em belo ataque de Larissa, que levou a grande maioria brasileira do público à loucura.

Equilibradíssimo, o confronto manteve essa tônica até os instantes finais, mais especificamente quando Larissa marcou o 11º ponto com um leve toque, colocou dois pontos de frente para as rivais e levantou a torcida. A partir daí, a equipe do Brasil deslanchou e fechou em 15-13.