Esporte

Campeonato Grego tem início adiado por falta de segurança nos estádios

18/08/2016 14h01

Atenas, 18 ago (EFE).- O ministro dos Esportes da Grécia, Stavros Kondonis, anunciou nesta quimnta-feira o adiamento do ínicio do campeonato nacional de futebol até pelo menos o dia 5 de setembro por falta de condições necessárias de segurança nos estádios do país.

Em comunicado, Kondonis justificou a medida com o argumento de que a polícia considera que, "em vista das circunstâncias atuais", a situação é "extremamente perigosa" para que possam ser realizadas as partidas.

O ministro se referiu concretamente à situação tensa que há entre a Federação Grega de Futebol, as autoridades organizadoras do campeonato e um número significativo de equipes.

Segundo ele, isso representa riscos significativos para a ordem pública e a segurança, pois qualquer incidente mínimo pode gerar "comportamentos violentos generalizados".

No início deste mês, Kondonis já havia enviado uma carta à Fifa anunciando a suspensão do começo do Campeonato Grego, inicialmente previsto para o próximo sábado.

O ministro acusa a federação grega de ter substituído dois dos três membros da comissão de ética da entidade de maneira irregular.

Os membros da comissão de ética são juízes nomeados pela federação de futebol, escolhidos em uma lista preparada pelo tribunal de primeira instância de Atenas, e sua substituição está prevista só em caso de renúncia, algo que não ocorreu.

Em sua carta, o ministro pediu à Fifa para que nomeasse uma direção provisória na federação, com a incumbência de convocar novas eleições e reestabelecer a legalidade

Desde que assumiu o cargo, em 2015, Kondonis travou uma batalha constante contra a federação de futebol, primeiro pela passividade desta no combate à violência nos estádios e posteriormente por não agir com firmeza contra os funcionários envolvidos em esquemas de manipulação de resultados.

No segundo trimestre deste ano, graças à mediação da Fifa, houve um compromisso que, por um lado, estabelecia a obrigação da federação grega de revisar seus estatutos e sanear o futebol do país e, pelo outro, previa introduzir uma série de requisitos nos estádios.

Entre as exigências, ficou determinado que a partir de setembro cada espectador que queira acessar um local de jogo deverá apresentar um documento de identificação, que deve ser solicitado previamente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo