Esporte

Sensação no Rio, nadadora é recebida como estrela no retorno à China

18/08/2016 14h11

Pequim, 18 ago (EFE).- A nadadora Fu Yuanhui, que se transformou na grande atração do país nos Jogos Olímpicos do Rio - mais por suas declarações bem-humoradas à imprensa do que por seus resultados -, teve uma recepção digna de uma estrela de cinema em seu retorno à China, onde conquistou uma legião de fãs.

Centenas de jornalistas e admiradores foram ao aeroporto internacional de Pequim para receber à atleta na terça-feira, embora muitos tenham estado lá para recepcionar o nadador Ning Zetao, que apesar do fraco desempenho no Rio, é considerado um 'galã' pelas torcedoras chinesas.

Fu ficou famosa no Rio por seus comentários descontraídos aos jornalistas e pelas "caras e bocas" que fazia no pódio olímpico e nas coletivas de imprensa, comportamento que constrasta com o exibido pela maioria dos atletas do seu país, normalmente

No mesmo dia em que desembarcou na China, Fu apareceu em um programa de televisão de sua província natal, Zhejiang, onde admitiu que, aos 20 anos, nunca namorou, algo que atribuiu à falta de "oferta".

"Não há candidatos apropriados em nossa equipe. As pessoas da minha idade não são suficientemente maduras, mas ao mesmo tempo não tenho interesses comuns com meus companheiros mais velhos", explicou Fu.

O público chinês seguiu quase diariamente as aparições públicas da nadadora nos Jogos do Rio, onde ela alegou que utilizava "forças místicas" para vencer as provas. Em um comentário pouco comum para uma atleta profissional, ela informou que competiu durante seu período menstrual.

Também deram muito o que falar suas videoconferências online, nas quais ela não hesitou em comer e arrotar enquanto conversava com seus fãs, ou aparecia abraçada a um bicho de pelúcia.

Um vídeo da chinesa concedendo uma entrevista para uma repórter após a semifinal dos 100m costas foi outro que viralizou nas redes sociais. Informada sobre seu desempenho (havia chegado em terceiro), ela se mostrou surpresa e exclamou: "Fui muito rápida!"

Sua fama, quase não relacionada com seus resultados - só ganhou um bronze no Rio, algo discreto para os padrões chineses -, ofuscou os demais atletas do país, inclusive os que conquistaram ouros. Em menos de uma semana, ela ganhou sete milhões de seguidores em sua conta numa rede de microblogs.

O estilo aberto e espontâneo de Fu surpreendeu os espectadores chineses, acostumados a ver em seu time nacional atitudes como a do atleta do levantamento de peso Meng Suping, que após ganhar o ouro no Rio dedicou a vitória "à China, a seus líderes e ao Partido Comunista".

No "Taobao", portal de comprar chinês equivalente ao "eBay", já estão à venda várias camisas, capas de celular e outros artigos com imagens de Fu, a verdadeira vencedora da China nestes Jogos onde o país asiático está ganhando menos medalhas do que nas últimas edições.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo